terça-feira, 30 de abril de 2013

Antarte dá 50% de desconto nos dias do Trabalhador e da Mãe

A campanha de 50% de desconto que a Antarte tem em curso até ao próximo domingo conta com uma novidade. Nos dias do Trabalhador (1 de Maio) e da Mãe (5 de Maio) este desconto de 50% não tem um mínimo de compras, permitindo assim a aquisição de uma só peça da Antarte que há muito anda debaixo de olho ou aproveitar para levar para casa um conjunto completo de peças, concebido a pensar nos clientes mais exigentes.

Nos restantes dias, a campanha aplica-se a compras de valor igual ou superior a 1000 euros. A promoção é válida nas lojas de Alcochete, Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa (Parque das Nações), Porto (Boavista) e Seixal, estendendo-se ainda à nova loja em Leça da Palmeira, junto à Exponor, em Matosinhos.

Esta promoção constitui uma oportunidade única para os clientes comprarem mobiliário de qualidade superior e design exclusivo a metade do preço, aproveitando para mobilar ou remodelar a casa. Para além das novidades que integram as dez linhas de mobiliário da Antarte, a promoção incide também sobre a nova linha Londres, uma das últimas apostas da marca, cujos principais atributos são, para além do design, a robustez e os acabamentos com alto brilho e inox.
Para Zita Rocha, directora comercial e de marketing da Antarte, esta promoção é “mais uma forma de a Antarte chegar a um público cada vez mais vasto e que pode assim ter em casa mobiliário de qualidade reconhecida a preços muito competitivos”, frisando que “a difícil conjuntura económica das famílias portuguesas obriga-nos a estar atentos ao mercado e a ir ao encontro das necessidades das pessoas”.

Ler o resto do artigo >>

Jornadas de Engenharia Civil e do Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo

O Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil e do Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, constituído por licenciados em Engenharia Civil e do Ambiente, mestrandos do mesmo curso, vai organizar entre 8 a 10 de Maio de 2013 as IV Jornadas de Engenharia Civil e do Ambiente.

Estas jornadas têm como principal objectivo a apresentação de casos de estudo, dissertações de mestrado, bem como na divulgação de materiais e tecnologias de construção de vanguarda. Esta iniciativa pretende ainda promover a realização de uma feira de construção, para divulgação de produtos, equipamentos e tecnologias para a construção e o ambiente aos participantes e visitantes.

O público-alvo deste evento é constituído por licenciados e futuros licenciados de engenharia. Membros da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Engenheiros Técnicos, a actuar em empresas e autarquias, estarão entre os participantes.

Para mais informações visite o site das Jornadas de Engenharia Civil e Ambiente.

Ler o resto do artigo >>

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Souto Moura recebe no Domingo prémio Wolf

É já este Domingo que Souto Moura vai receber o prémio Wolf em Israel. O prémio da Fundação Wolf para área da arquitectura é atribuído pela segunda vez a um português, depois de em 2001 Siza Vieira ter sido o contemplado. Desde Janeiro que é conhecido que o vencedor deste ano do prémio Wolf é Souto Moura.

Para a atribuição do prémio deste ano a Souto Moura o júri teve em conta o contributo deste para "o progresso na arte e no campo da arquitectura". O prémio, além da distinção e reconhecimento mundial, garante um certificado e um prémio de cerca de 77 mil euros ao vencedor. A cerimónia contará com a presença do presidente israelita, Shimon Peres.

Recorde aqui algumas das grandes obras de Souto Moura.

Ler o resto do artigo >>

domingo, 28 de abril de 2013

Grupo DST arranca com construção do Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel

O início da construção das novas instalações do CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel foi assinalado, esta semana, numa cerimónia de apresentação do projecto que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto. A obra, adjudicada ao grupo DST (Domingos da Silva Teixeira) em regime de concurso público, vai colocar Matosinhos no mapa do cluster aeronáutico português. O centro vai instalar uma nova unidade de investigação que reforçará a sua capacidade tecnológica e recrutará perto de 300 engenheiros.

A empreitada no valor de cerca de 8,6 milhões de euros prevê a edificação de dois edifícios destinados a altos estudos aeronáuticos nomeadamente na vertente de investigação, fabrico de protótipos, ensaios e experimentação.

O CEIIA, que participa no projecto do novo avião militar KC-390, da Embraer, tem actualmente 150 funcionários, já está presente em países como Inglaterra, França, Brasil e Itália e as actuais instalações, que são para manter, estão localizadas no Tecmaia, concelho da Maia.
Com conclusão agendada para Fevereiro de 2014, esta é uma obra que reforça o posicionamento do grupo DST na construção de infraestruturas sofisticadas destinadas à produção de tecnologia de ponta, estando envolvidas na execução do projecto várias empresas do grupo, nomeadamente a dst, s.a. (construção civil e obras públicas), a dte (empreitadas elétricas), tmodular (carpintarias e transformação da madeira), a tgeotecnia (estudos geológico-geotécnicos) e a tbetão (produção de betão).

Ler o resto do artigo >>

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Apenas 25% das obras do Mundial 2014 estão concluídas

Quando falta pouco mais de um ano para a realização do Mundial de Futebol 2014 no Brasil, os trabalhos de construção de infra-estruturas para o evento estão atrasados. De todas as obras programadas, nesta altura apenas 25% estão concluídas, valor que está abaixo das expectativas.

Dos 12 estádios que vão receber jogos do Mundial 2014, nesta altura apenas três estão concluídos: Mineirão, Castelão e Fontenova.

No início do mês a FIFA tinha-se mostrado furiosa com a situação, até porque seis dos doze estádios teriam que já estar concluídos uma vez que receberão jogos da Taça das Confederações em Junho do presente ano.

Ler o resto do artigo >>

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Colapso de prédio no Bangladesh

O colapso de um prédio, conhecido como Rana Plaza, de 8 andares na periferia de Dacca, a capital do Bangladesh, provocou mais de 80 mortes e mais de 700 feridos. Neste prédio funcionavam duas fábricas de vestuário, lojas e um banco. A queda do edifício deu-se por volta das 9h locais.

Os proprietários das fábricas de vestuário e dos outros estabelecimentos ignoraram o aviso para não deixarem os trabalhadores entrar no edifício, depois de ontem terem aparecido fissuras no edifício que indiciavam perigo de queda do edifício.

Segundo a polícia local o colapso do edifício começou pelas traseiras e toda a estrutura cedeu muito rapidamente, tendo apenas o rés-do-chão ficado intacto.
Este tipo de tragédias é frequente no Bangladesh uma vez que se violam muitas regras de segurança na construção dos edifícios. Segundo o Público "em 2005, pelo menos 70 pessoas morreram devido ao colapso de uma fábrica têxtil, nos arredores de Dacca. Em 2010, um edifício de quatro andares desmoronou-se matando pelo menos 25 pessoas. Em Novembro de 2012,13 pessoas morreram na queda de uma ponte em construção na cidade portuária de Chittagong. Também no mesmo mês, um incêndio numa fábrica de vestuário em Dacca matou 110 pessoas".

Veja de seguida mais algumas imagens recolhidas após a queda do edifício.

Ler o resto do artigo >>

terça-feira, 23 de abril de 2013

Henkel Ibérica colabora com Banco Alimentar contra a Fome na semana do Livro

Durante a semana de 19 a 26 de Abril, a Henkel vai proceder à recolha de bens alimentares em parceria com o Banco Alimentar contra a Fome, para ajudar os mais carenciados. Esta iniciativa acontece por toda a Península Ibérica, estendendo-se o espírito solidário aos escritórios da Henkel em Portugal e Barcelona e nos centros de produção de Montornès del Vallès (Barcelona) e Sevilha

Todos os colaboradores podem doar bens alimentares (entre azeite, arroz, massas, leguminosas secas e/ou cozidas e conservas de peixe, como atum), colocando-os nas áreas indicadas para o efeito em cada um dos locais de trabalho até ao dia 26, dia em serão recolhidos todos os donativos e entregues ao Banco Alimentar para que os distribuam junto dos mais carenciados.

Com esta acção a Henkel reforça o seu compromisso com as pessoas e comunidade envolvente, colaborando directamente com uma das entidades de referência ao nível de recolha de bens alimentares e sua distribuição entre os grupos e famílias que têm um difícil acesso a uma alimentação saudável.

Ler o resto do artigo >>

Santo Domingo entra no capital da Prebuild

O grupo colombiano Santo Domingo vai entrar no capital da portuguesa Prebuild com o objectivo de constituir uma das maiores empresas do sector e assim disputar todo o mercado da América Latina. A nova “Prebuild Construção e Engenharia”, em que o grupo de João Gama Leão terá o controlo com 51 por cento do capital, pretende tornar-se numa das companhias líderes da região através da aposta na construção de habitação social, edifícios e, sobretudo, de infraestruturas.

O grupo liderado por Alejandro Santo Domingo terá uma participação inferior a 40 por cento. A Prebuild tenciona ainda agregar ao empreendimento uma das principais construtoras de Portugal, país onde se situam algumas das melhores especialistas em infraestruturas da Europa.

A Prebuild tem actualmente uma já importante operação de construção na Colômbia, com uma carteira de obras a rondar os 500 milhões de dólares.

Ao anunciar esta nova associação com o grupo Santo Domingo, João Gama Leão sublinhou que “da combinação das capacidades e tecnologias dos dois parceiros colombiano e português nascerá um dos grupos de construção mais importante da América Latina”.

O acordo entre os dois grupos foi firmado já depois da visita oficial à Colômbia do Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, acompanhado por uma comitiva de 70 empresários portugueses. Em Bogotá, Cavaco Silva inaugurou a feira do livro, que este ano teve Portugal como “país convidado”.

A nova empresa será liderada pelo português João Gama Leão, presidente da Prebuild, Alejandro Santo Domingo, presidente do grupo fundado pelo seu avô e José Ignacio Robledo, presidente da Terranum, o maior fundo imobiliário da Colômbia e um dos mais importantes da região.

Recorde-se que a Prebuild e a Terranum estão já associados em diversos projectos de grande envergadura na Colômbia, destacando-se o Parque Industrial de Ganchasipá, composto por onze fábricas distribuídas por 39 hectares, num investimento conjunto de 250 milhões de US dólares.

SANTO DOMINGO, CENTRALCER E TVI
O grupo colombiano é chefiado por Alejandro Santo Domingo, que, aos 37 anos, e segundo a revista Forbes, detém uma fortuna pessoal superior a 11 mil milhões de euros, mais do dobro da capitalização bolsista de toda a banca portuguesa.

Com interesses em praticamente todos os continentes e sectores de actividade, desde o imobiliário, às bebidas, petróleo, media, hotelaria, banca, logística, automóvel, comércio e possuindo alguns dos maiores fundos de investimento, o Santo Domingo entrou em Portugal em 1990, quando a sua participada Bavaria comprou a Centralcer, dez anos depois vendida à Scotish & Newcastle. Já no início da década de 2000 apoiou Miguel Paes do Amaral na aquisição da TVI.

Através da aliança agora firmada com a portuguesa Prebuild, passa a deter capacidade também na área da engenharia e construção, posicionando-se para os significativos investimentos que diversos países da América Latina se preparam para desencadear no domínio das infraestruturas e habitação.

Ler o resto do artigo >>

Porseg conquista o prémio internacional "Red Dot Award: product design"

A Porseg, o maior fabricante português de portas de segurança e corta-fogo, acaba de ganhar o ‘Red Dot Award: product design’, o mais prestigiado prémio internacional anualmente atribuído na área do design. O galardão premeia a empresa pela nova porta corta-fogo "Plano", considerada uma das melhores propostas apresentadas a concurso na categoria de design de interiores em 2013.

O projecto, que envolveu intensivamente os diferentes departamentos da empresa, desde a fase de concepção, da responsabilidade dos arquitectos do departamento de I&D, João Oliveira e Isabel Rebello de Andrade, até à fase de produção, foi desenvolvido em tempo recorde de apenas meio ano.

A Porseg estará em Essen, na Alemanha, em 1 de Julho, na gala de entrega dos prémios, que todos os anos costuma reunir os criadores e fabricantes mundiais mais em foco na área do design.

O ‘Red dot award: product design’ atribuído à empresa fica a dever-se a uma porta metálica de batente com folhas e aros complanares e mecanismos de fecho ocultos, conjugando modernidade e elevada resistência ao fogo. "À vista tem apenas o puxador e barra anti-pânico e, se estiver configurada com componentes específicos, é uma porta que, às aptidões de resistência ao fogo, acrescenta uma elevada capacidade de isolamento sonoro e estanquidade à água”, assinala José Guimarães, administrador da empresa sediada em Arcozelo, Vila Nova de Gaia.
As características técnicas e estéticas da inovadora "Plano" não passaram despercebidas aos 37 jurados da competição deste ano, que tiveram de apreciar 4.662 trabalhos, divididos por 19 categorias, submetidos a concurso por 1.865 concorrentes, de 54 países, entre produtores, designers e arquitectos.

Na notificação do prémio que acabam de enviar à empresa, os organizadores do certame, os alemães do Centro de Design da Renânia do Norte-Vestfália, destacam "o design de qualidade" do novo produto da Porseg e o seu comportamento durante o processo de avaliação dos jurados.

"Sabíamos que tínhamos um excelente produto e que podíamos surpreender, tanto pelas impressões positivas dos arquitectos portugueses que conheceram a ‘Plano’ antes de decidirmos apresentá-la a concurso, como pelos resultados dos ensaios que fizemos, segundo as normas europeias, tendo em vista a certificação internacional. Mas foi pela inovação e pelo design que o nosso produto convenceu o júri. Essa é a componente do prémio que mais nos satisfaz e que remunera melhor o esforço que todos fizemos", congratula-se José Guimarães.

Já em produção, a nova porta corta-fogo da Porseg visou responder, inicialmente, a um pedido do arquitecto Carrilho da Graça para o edifício do Datacenter que a PT tem em construção na Covilhã. Na fase de desenvolvimento de produto e para garantir que o desafio seria superado, a "Plano" foi sujeita aos ensaios mais exigentes no que toca a resistência ao fogo, durabilidade, acústica, permeabilidade ao ar, estanquidade à água, resistência ao vento, forças de manobra, resistência à torção e coeficiente de transmissão térmica. "Em todos estes parâmetros, os resultados foram encorajadores e decidimos avançar com a produção, estando já em fabrico as primeiras 300 unidades", elucida José Guimarães.

Com esta distinção, a Porseg passa a utilizar o selo "Red Dot award" na nova porta que, durante um ano, estará em exposição na Alemanha, ao lado dos produtos premiados e das menções honrosas atribuídas pelo júri nas restantes 18 categorias do certame.
Mais importante, reconhece José Guimarães, "é que a Porseg passará a estar no mercado com outros argumentos e responsabilidades", pelo que vai "aproveitar este prémio para intensificar a aposta na internacionalização", tanto mais que opera também em Angola, em parceria com o grupo português de transportes e logística Pinto Basto. O objectivo, sublinha, é "transformar em negócios o interesse que a ‘Plano’ está a suscitar além-fronteiras entre designers e arquitectos".

Líder de mercado na produção e distribuição de portas de segurança e corta-fogo em Portugal, a Porseg – Sistemas de Segurança, SA tem os seus produtos instalados nos maiores equipamentos públicos do país (hospitais, aeroportos, escolas, recintos desportivos, estações de metro, centros comerciais, hipermercados, cinemas, teatros, etc.), assim como em hotéis, edifícios comerciais e de escritórios, sedes e agências de bancos, urbanizações e empreendimentos habitacionais. No estrangeiro, Angola (onde a marca Porseg é já líder) e Suíça são os seus melhores mercados, estando já em fase muito adiantada a sua internacionalização em Moçambique, Brasil, França e Inglaterra.

Com 173 anos de existência – foi criada como João Tomás Cardoso & Filho, Sucessores, Lda. em 1840 –, a Porseg facturou cerca de 10 milhões de euros no ano passado, em boa parte provenientes da operação angolana, cada vez mais relevante na consolidação dos negócios da empresa e na sustentabilidade do volume de emprego face ao ambiente de crise por que passa a indústria da construção entre nós.

Ler o resto do artigo >>

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Especialistas defendem reabilitação não intrusiva nos edificios antigos

A InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, promoveu o workshop “Caracterização de edifícios antigos: conhecer para intervir”, em Ílhavo, na sua sede, onde está a ser aplicado um projecto piloto de reabilitação.

Humberto Varum, docente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, Manuel Senos Matias e Fernando Almeida, docentes do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, Gil Gonçalves e Jorge Dinis, docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Lília Basílio e Giuseppe Stella, arqueóloga e físico do Grupo Dryas Octopetala, foram os oradores.

A iniciativa chamou a atenção para as vantagens da utilização de técnicas não-intrusivas na monitorização de edifícios antigos. Este suporte à reabilitação permitiria evitar a destruição de pavimentos, paredes e tetos e conhecer o edifício antes de qualquer reabilitação. Estas técnicas foram demonstradas ao público presente e aplicadas ao caso de estudo do edifício da InovaDomus – um edifício que será o futuro laboratório do habitat.

A arqueologia do edificado e as suas técnicas, desde a caracterização e datação de materiais à inspecção dos edifícios utilizando técnicas não intrusivas, foram apresentadas e discutidas enquanto ferramentas de caracterização dos edifícios antigos e de suporte à sua reabilitação. Além da componente teórica, decorreu uma apresentação prática das técnicas de inspecção geofísica e de modelização digital de edifícios pelos técnicos do Grupo Dryas Octopetala e de docentes das universidades de Aveiro e de Coimbra.

Ler o resto do artigo >>

Empresa portuguesa constrói primeira habitação unifamiliar baseada no conceito "Earthship" em Portugal

A empresa Portuguesa "Araújo e Roriz, Construções, Lda." está a desenvolver na Trofa o seu 1º Projecto baseado no conceito de construção tipo "EARTHSHIP". Este projecto denominado de "Projeto EcoCivil" é pioneiro no nosso país e assenta basicamente em 4 Pilares fundamentais: Segurança das pessoas, e a regra dos 3 R’s, Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Mário Roriz, administrador da empresa, em declarações ao Engenharia e Construção afirmou que "a construção com recurso a materiais reciclados e reutilizados é uma aposta desta empresa, que se encontra neste momento a tentar a certificação deste sistema no nosso País".

A moradia que a empresa está a executar na Trofa será construída apostando em materiais reciclados e aproveitando pneus, terra e latas, como à frente mostramos. Este tipo de construção é mais barato que a construção convencional de casas.

Possuindo o know-how para a execução deste tipo de construção a "Araújo e Roriz, Construções, Lda." é "uma empresa que também executa qualquer tipo de obra, dentro do seu Alvará", utilizando sistemas há muito usados em Portugal, sempre com a vertente de sustentabilidade como pano de fundo.

Segundo Mário Roriz "o objectivo da nossa empresa, que já tem em carteira uma outra obra neste sistema, é divulgar e melhorar este conceito no nosso País, por forma a manter a sua actividade e oferecer ao cliente, aliada à qualidade, preços cada vez mais competitivos".

De seguida apresentamos imagens que documentam o início da construção de uma parede exterior em pneus, incluindo a betonagem da primeira fiada:
E aqui fica um exemplo de como as latas além de usadas na construção, também são um elemento utilizado na segurança da obra:

Ler o resto do artigo >>

Portugal lidera queda da produção na construção na União Europeia em Fevereiro

São dados que devem preocupar o sector da construção em Portugal, assim como o país em geral: em Fevereiro registou-se uma queda de 20,9% na produção na construção em Portugal face ao mês homólogo em 2012.

O segundo país onde houve maior quebra foi a Polónia, com 13,1%, ainda assim longe da percentagem portuguesa. O terceiro país com maior queda na produção da construção em Fevereiro foi a Eslovénia (11,3%).

Em sentido inverso estão os países que apresentaram maior subida na produção na construção: França (8,7%), Bulgária (7,8%) e Hungria (7,1%).

Recorde os dados da produção na construção em Janeiro.

Ler o resto do artigo >>

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Grande Prémio de Literatura DST atribuído a Jacinto Lucas Pires

O Grande Prémio de Literatura DST foi atribuído ao escritor Jacinto Lucas Pires, com a obra «O verdadeiro actor». Com um valor pecuniário de 15 mil euros, o prémio é já uma das principais distinções na área da Cultura em Portugal, e será entregue ao autor na abertura da Feira do Livro de Braga, evento que tem o grupo DST como principal patrocinador.

De acordo com a deliberação do júri, presidido por Vítor Aguiar e Silva, a distinção atribuída à obra de Jacinto Lucas Pires justifica-se pela “agilidade e segurança nas narrativas, a par da elaboração formal em que relevam elementos de apuramento estético e inovação, que confirmam o autor como um dos nomes a valorizar na ficção portuguesa do presente”.

Nascido no Porto a 14 de Julho de 1974, Jacinto Lucas Pires reside actualmente em Lisboa e é um dos valores mais seguros no actual panorama literário nacional, onde se destacou com os títulos «Perfeitos Milagres» (romance, 2007), «Do Sol» (romance, 2004) ou «Universos e Frigoríficos» (1998). Em 2008, foi galardoado com o Prémio Europa-David Mourão Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões.

O Grande Prémio de Literatura DST, que este ano contou com 120 obras de prosa a concurso, é promovido anualmente, tendo como grande objectivo a distinção da melhor obra nacional publicada no biénio anterior. No sentido de abranger um maior espectro na produção literária, alterna todos os anos entre obras em prosa e poesia.

Para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do Grupo DST, a instituição deste prémio “revela o empenho que mantemos no apoio e na promoção da cultura portuguesa, estimulando de forma decisiva a produção literária em Portugal”, frisando que “a importância que este galardão já atingiu no panorama cultural nacional torna-o incontornável e uma responsabilidade que o Grupo DST todos os anos honra e vai prosseguir com redobrado entusiasmo”. No final deste ano será publicado o regulamento para o concurso de 2013, que receberá a concurso obras de poesia publicadas no biénio 2011/2012.

Ler o resto do artigo >>

Logitrans 2013 contará com a presença da SINFIC

A SINFIC, através das suas marcas Quatenus e EyePeak em parceira com a Primavera Software, estão em conjunto presentes no Logitrans.

O Logitrans - Salão Profissional da Logística, Transportes, Equipamentos e Armazém, organizado pela IFE - International Faculty for Executives e pela revista LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE, realiza-se nos dias 15 e 16 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril. A 10.ª edição tem como tema "a internacionalização pela exportação" e terá 4 países convidados, Angola, Marrocos, Turquia e Polónia.

Ler o resto do artigo >>

quarta-feira, 17 de abril de 2013

OLI vence Prémio Kaizen Lean na categoria "Excelência na Produtividade"

A OLI, o segundo maior produtor europeu de autoclismos, venceu a 2ª edição do Prémio Kaizen Lean, do Instituto Kaizen, na categoria “Excelência na Produtividade”, pelo aumento da produtividade e eficiência operacional. A cerimónia de entrega de prémios decorrerá amanhã, 18 de Abril, às 15h, na Lispolis, em Lisboa.

O Prémio Kaizen Lean reconhece a melhoria contínua e a inovação dos processos da empresa de Aveiro que se tornou uma referência mundial na apresentação de soluções de banho inovadoras. A OLI funciona ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana e produz 150 milhões de produtos por ano que são enviados para mais de 60 países.

A parceria da OLI com o Instituto Kaizen iniciou-se no segundo semestre de 2007 com a implementação do projecto de “Total Flow Management”, uma metodologia de melhoria de produtividade e de eficiência operacional. O objectivo inicial desta aposta estratégica de gestão era aumentar a produtividade em 30%. Cinco anos depois, o valor foi superado, fixando-se nos 40%. Em alguns produtos, como as placas de comando para autoclismos interiores, o aumento foi de 100%.

Segundo o Kaizen Institute, a OLI destaca-se por uma “boa estratégia de implementação num projeto complexo, pelo envolvimento das chefias e pelos ganhos disruptivos e incrementos verificados”.

Actualmente, a OLI exporta 80% da produção para cerca de 60 países dos 5 continentes. Em 2012, registou um volume de negócios na ordem dos 43 milhões de euros. Este ano, o plano de internacionalização prevê a consolidação da sua presença na América Latina, nomeadamente no Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai.
Reconhecida pelo pioneirismo, a OLI é a terceira empresa em Portugal com o maior número de patentes na Europa. Há 19 anos, criou o sistema de dupla descarga do autoclismo para o uso sustentado e racionalizado da água, uma inovação presente hoje em todo o mundo e responsável por uma poupança de água na ordem dos 50%.

Ler o resto do artigo >>

Confea cancela em definitivo acordo para facilitar reconhecimento de engenheiros portugueses

Como revelamos aqui em Janeiro deste ano, a Confea não está disposta a facilitar a ida de engenheiros portugueses para o Brasil, por ter uma visão proteccionista do mercado de trabalho do seu país. José Tadeu da Silva, presidente da Confea, em declarações na Câmara dos Deputados considerou que o acordo para facilitar a integração de engenheiros portugueses no mercado brasileiro não daria qualquer vantagem ao mercado da engenharia no Brasil, que isso apenas iria reduzir as oportunidades dos engenheiros brasileiros em obter emprego.

A Confea confirmou assim a posição que assumiu no 4º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Civil, realizado no Porto no dia 15 de Março, posição essa que foi alvo de duras críticas por parte de responsáveis portugueses.

José Tadeu da Silva explica ainda que esta posição já foi assumida perante outros países com as mesmas pretensões de Portugal no que diz respeito à exportação de engenheiros, citando como exemplo a Espanha. O presidente da Confea declarou ainda que esta é contra a "abertura do mercado de trabalho nacional à invasão de profissionais do exterior".
O acordo assinado entre a Ordem dos Engenheiros e a Confea, em final de 2011, fica assim sem qualquer efeito, tendo José Tadeu da Silva alegado que este acordo foi assinado na fase final do mandato anterior.

A Ordem dos Engenheiros ficou assim para trás neste processo, sendo que este desfecho já era previsto há algum tempo.

Ler o resto do artigo >>

Sotecnisol oferece 100 Euros com instalação de produtos Solcrafte(R) Style

A Sotecnisol Materiais, empresa do grupo Sotecnisol, representante exclusiva em Portugal da marca Solcrafte® Style acaba de lançar uma promoção em que oferece até 100 Euros de desconto na instalação dos sistemas de energia solar para aquecimento de água desta marca.

A campanha decorre até ao final de Maio nas quatro lojas da Sotecnisol Materiais (Lisboa, Porto, Coimbra e Olhão) assim como na rede de 60 lojas da rede "Amigos Sotecnisol" que revendem as soluções Solcrafte® Style.

A linha de produtos Solcrafte® Style disponibiliza um sistema solar de aquecimento de águas, revolucionário, com um design único e que se adapta a qualquer arquitetura. Este produto destaca-se ainda pela sua melhor relação preço/rendimento quando comparado com os sistemas tradicionais.

O design exclusivo deste produto faz com que o depósito de água que integra o painel solar não seja visível, ao contrário do que sucede com os outros sistemas em que o depósito de água acaba por se tornar inestético. Desenvolvido para se adaptar a telhados planos ou inclinados, jardins ou terraços, esta solução integra-se totalmente ao estilo do local. O design simples e compacto facilita e reduz significativamente o custo da montagem.

Outra vantagem da linha Solcrafte® Style é o valor do investimento inicial inferior à maioria dos sistemas de termossifão convencionais do mercado e uma rentabilidade recorde que reduz até 80% os custos associados à energia gasta na produção de águas quentes sanitárias, tornando o Solcrafte® Style uma alternativa sustentável para as famílias que ainda usam gás ou eletricidade para aquecer as águas.

Ler o resto do artigo >>

terça-feira, 16 de abril de 2013

Cola Pattex PL200, com oferta de pistola, pronta para fixações multimateriais rápidas e resistentes

Pattex PL200 acaba de entrar nos habituais pontos de venda profissionais da área da construção e decoração com uma campanha promocional em que na compra de duas unidades de cola de montagem Pattex PL200 é oferecido ao profissional a pistola de aplicação.

A Pattex PL200, para uso profissional na área da construção e decoração, fruto da mais recente tecnologia exclusiva da unidade Adhesive Technogies da Henkel, é um cola de montagem poderosa que permite uma fixação muito rápida e extremamente resistente, entre vários tipos de materiais, porosos e não porosos, nomeadamente com todo o tipo de madeira e cortiça, gesso, estuque, betão, tijolo, pedra, cerâmica, metal, vidro e espelhos, superfícies pintadas, PVC rígido e plástico (excepto PE, PP e Teflon), entre outros.

Com a actual campanha de oferta de uma pistola de aplicação, a cola PL200 fica imediatamente pronta a ser utilizada em qualquer ambiente interior como exterior, na fixação ou montagem de painéis, frisos, rodapés, perfis, ripas e molduras em escadas e varandas, caixas de luz e tomadas, ombreiras de portas e janelas, interiores de armários, placas de informação ou ainda caixas de correio, etc.

A cola Pattex PL200, não sendo tóxico por não conter qualquer solvente, é também muito resistente à água. Apresenta máximas prestações de colagem em qualquer situação devido ao grande poder de enchimento, agarre imediato (10 segundos) em multimateriais e aplicação directa em suportes no interior ou exterior de casa.

Ler o resto do artigo >>

NVE inicia obra de 2M€ no Centro Escolar de Lagares em Felgueiras

A NVE deu início à empreitada de Remodelação e Ampliação do Centro Escolar de Lagares, resultado de um investimento da Câmara Municipal de Felgueiras no sector da educação, a rondar os 2 milhões de euros.

A obra tem um prazo de execução de 270 dias, e prevê a conversão do equipamento existente num centro escolar que verá agora a sua área duplicar. O projecto inclui a construção de novas salas de aula, uma sala polivalente, uma cozinha, um refeitório, uma biblioteca, escritórios administrativos e instalações sanitárias adequadas e dimensionadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Do ponto de vista técnico serão alvo desta empreitada, todos os trabalhos preparatórios inerentes ao arranque da obra, trabalhos de demolição no edifício existente, escavação de um grande volume de terras para implantação do novo edifício, abertura de caboucos de fundação, caixas de pavimento e drenagem de águas, estrutura em betão armado com destaque para execução de paredes maciças em betão, colocação de perfis metálicos, bem como todos os restantes trabalhos habituais numa empreitada com estas características.

Na envolvente exterior, o projecto prevê ainda a reabilitação das instalações existentes e o tratamento dos espaços exteriores com a criação de um campo de jogos, recreio de ar livre e recreio coberto, além de diversos acessos e percursos pedonais.

A freguesia de Lagares é caracterizada por um povoamento disperso e por pequenos blocos habitacionais, contando com cerca de 2300 habitantes numa área de 2.84 Km2 ligada por uma boa rede viária. Deste modo, a NVE crê que a remodelação e ampliação do Centro Escolar de Lagares irá permitir à comunidade local o acompanhamento da integração, crescimento e aprendizagem das suas crianças num espaço seguro, saudável e dotado de excelentes condições com vista ao sucesso escolar.

Finalmente, este investimento trará consigo o desenvolvimento económico da freguesia, não só pela criação de emprego com o necessário aumento do quadro de recursos humanos deste estabelecimento de ensino, mas sobretudo numa visão mais abrangente, através da dinamização da envolvente geográfica, como seja o contributo para a fixação de crianças e jovens nesta freguesia.

Ler o resto do artigo >>

Casais com 70% da facturação no estrangeiro

Em 2012 a Casais facturou cerca de 70% dos 207 milhões de euros nos mercados internacionais, situação que se deve manter no presente ano. No que diz respeito ao mercado nacional a aposta será predominantemente na reabilitação. Da facturação que teve no estrangeiro em 2012, 70% teve origem em países africanos.

Apesar da Casais apostar no mercado internacional há muitos anos, foi em 2012 que este assumiu o papel principal. Em 2011 o mercado nacional representava 65% da facturação da empresa, enquanto que em 2012 se ficou pelos 30%.

Num comunicado, a Casais afirma que "o crescimento acentuado na área internacional em 2012 e perspectivado para 2013 tem como grande motor a actividade do grupo em África, mercado onde têm surgido oportunidades de negócios adjacentes à construção. Com este propósito, foi realizado um forte investimento em todas as áreas que envolvem o ciclo produtivo do negócio da construção".

Actualmente a Casais está activa em 11 países: Alemanha, Angola, Argélia, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Gibraltar, Holanda, Marrocos, Moçambique e Qatar. A Alemanha foi mesmo o país onde a Casais se lançou na internacionalização da empresa, no ano de 1994.

António Carlos Rodrigues, presidente executivo da Casais - Engenharia e Construção projecta assim o presente ano: "2013 vai continuar a ser um ano de ajustamento e, se em 2012 o objectivo era assegurar a sustentabilidade do negócio, este ano, mais uma vez com a alavanca da actividade internacional, o objectivo é consolidar e reforçar a solidez".

Ler o resto do artigo >>

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Larus em São Paulo entre o melhor design ibero-americano

A partir de hoje até 16 de Julho, a LARUS, marca portuguesa de mobiliário urbano, estará presente na mostra “BID 08|10|12” que expõe as melhores obras de design ibero-americano no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, Brasil.
O público brasileiro poderá conhecer os dois equipamentos da LARUS distinguidos pela Bienal Ibero-Americana de Design em 2010 e 2012, o dissuasor ”Vesúvio” da autoria de Alcino Soutinho e o candeeiro solar “Orion” de Pedro Martins Pereira.

O “Vesúvio” é um equipamento que pretende evitar a invasão ilícita dos passeios públicos pelos veículos automóveis, com uma face rampeada do lado dos peões e uma aresta mais agressiva direccionada para o trânsito. Em Portugal, este equipamento pode ser encontrado no exterior da Fundação Champalimaud em Lisboa.
A “Orion” é uma coluna solar com tecnologia LED que permite uma elevada iluminação durante um longo período de vida e garante uma protecção contra choques eléctricos. Este equipamento foi desenvolvido para países com temperaturas elevadas, ambientes arenosos ou “chuvas barrentas”, frequentes em países árabes e africanos, destacando-se por possibilitar a lavagem dos painéis fotovoltaicos.
Para Pedro Martins Pereira, fundador da LARUS, o facto de a empresa estar presente numa exposição no Brasil que apresenta o melhor design ibero-americano “permite uma credibilização em novos mercados, em particular os localizados na América do Sul, assim como promover as competências de design que estão na base da criação dos nossos produtos, nomeadamente as preocupações ambientais, de bem-estar dos cidadãos e da valorização da identidade cultural local para onde os equipamentos são desenvolvidos”.

Terminada a exposição em São Paulo, seguem-se Buenos Aires, Argentina, e Bogotá, Colômbia, como os próximos destinos desta itinerância que procura mostrar a evolução do design e a afirmação da América Latina no mapa internacional da produção contemporânea.

Com esta participação, a LARUS continua a afirmar-se no mercado internacional pela investigação em design, enquanto um processo interdisciplinar e auxiliador no desenvolvimento de produtos com preocupações ambientais e sociais. De destacar que em 2011 a empresa portuguesa foi distinguida pelo Centro Europeu de Design como a melhor empresa europeia na implementação do Design.

Ler o resto do artigo >>

OLX e Imovirtual têm mais de 8.000 casas de férias para arrendar

Os portais OLX (classificados online) e Imovirtual (portal de imobiliário), pertencentes à portuguesa FixeAds, têm actualmente no seu conjunto, mais de 8.000 casas de férias disponíveis para arrendar, em todo o país.

Com a aproximação dos feriados de 25 de Abril e 1 de Maio e com a esperança do bom tempo a aproximar-se, os dois portais apresentam a mais vasta e diversificada gama de soluções, tanto no tipo de alojamento, como em termos de valores, com ofertas ajustáveis ao orçamento de todas as famílias.

O Algarve continua a ser o destino mais procurado pelos portugueses para passar férias, com principal incidência nas regiões de Monte Gordo, Quarteira, Manta Rota e Albufeira. O Gerês, depois da região do Algarve, é o segundo destino mais procurado para arrendar casa, logo seguido de Sesimbra, a península de Tróia e Peniche.

Recorde-se que o Imovirtual lançou a categoria “Para Férias” em Dezembro de 2012 e conta já com mais de 1.700 anúncios.

Ler o resto do artigo >>

domingo, 14 de abril de 2013

Demolição da Torre 4 do Bairro do Aleixo

Sexta-feira foi demolida por implosão a torre 4 do Bairro do Aleixo. Esta torre, com 13 pisos, foi demolida devido a aplicação de diversos tipos de explosivos, distribuídos pelos três primeiros pisos e pelo sétimo. Para minimizar o pó gerado pela queda do edifício foram usados muitos litros de água. Veja de seguida o vídeo que a TSF publicou e que documenta o momento da demolição da torre 4 do Bairro do Aleixo.



Recorde também a demolição da torre 5 do Bairro do Aleixo.

Ler o resto do artigo >>

sábado, 13 de abril de 2013

Workshop "Caracterização de edifícios antigos: conhecer para intervir"

A InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro organizará o workshop “Caracterização de edifícios antigos: conhecer para intervir”, no próximo dia 18 de Abril, quinta-feira, entre as 9h30 e as 18h, na casa que a Associação adquiriu em Ílhavo para aplicar um projecto piloto de reabilitação e ser o futuro laboratório do habitat.

A sessão conta com uma comissão organizadora, constituída por António Oliveira em representação da InovaDomus, Humberto Varum do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e Lília Basílio da Dryas Octopetala. As comunicações serão garantidas pelos oradores da Universidade de Aveiro, com publicações na reabilitação do edificado, e pelos oradores da Dryas, empresa especialista em arqueologia e património que se destaca por desenvolver estudos não intrusivos.

Programa:
09h30 - Recepção de participantes
9h45 - Apresentação
10h - As vantagens das abordagens e ferramentas não intrusivas na caracterização dos edifícios antigos como suporte à sua reabilitação
10h30 - Arqueologia do edificado e importância da caracterização histórica dos edifícios. Relevância para o projecto de reabilitação; métodos de trabalho; potencial de informação; integração de novas tecnologias e abordagens multidisciplinares; a constituição de uma equipa multidisciplinar para o estudo e caracterização do edifício InovaDomus
11h15 - Modelação digital de edifícios: equipamento; método; mais-valias e potencial de exploração.
11h30 - Inspecção de estruturas construídas por métodos não intrusivos: a técnica GPR
11h45 - Caracterização e datação de materiais de construção: técnicas e métodos de trabalho; potencial de informação.
12h - Métodos de datação radiocronométrica de edifícios: métodos de datação; questões metodológicas; problemas a resolver.
14h - Conhecer o edifício InovaDomus
14h30 - Modelação digital do edifício InovaDomus: aquisição de terreno e construção do modelo
16h15 - Inspecção geofísica de edifícios aquisição de dados no terreno e processamento de sinal
17h30 - Encerramento e debate
A participação no workshop será aberta a todos os interessados e as inscrições deverão ser efectuadas até 16 de Abril através do email - inovadomus@inovadomus.pt ou por telefone para o número 234 425 662.

Ler o resto do artigo >>

Rubson Silicone Líquido - Solução profissional para a impermeabilização de edifícios

Com propriedades de estanquidade proporcionadas pela tecnologia SILICOTEC® exclusiva da Henkel, o Rubson Silicone Líquido apresenta-se no mercado como um produto inovador e tecnologicamente avançado para os profissionais da área da construção realizarem os seus trabalhos de reparação, isolamento e impermeabilização em todo o tipo de edifícios.

A fórmula 100% silicone e as propriedades de estanquidade do Rubson Silicone Líquido, proporcionadas pela tecnologia SILICOTEC®, permitiram que nos últimos anos este impermeabilizante tecnologicamente avançado tenha ganho relevo no mercado da construção, ocupando uma posição de referência em diversos trabalhos profissionais de norte a sul do país, tanto em obras novas como na manutenção e requalificação de edifícios mais antigos.

O Rubson Silicone Líquido da Henkel tem sido habitualmente eleito pelos profissionais da construção civil como uma boa solução em trabalhos de estanquidade, impermeabilização, reparação, conservação e reabilitação de coberturas, terraços e paredes em todo o tipo de edifícios. O produto após aplicação apresenta como característica especial a garantia de durabilidade da estanquidade de pelo menos 10 anos, mesmo com condições de exposição permanente aos raios Ultra Violetas, temperaturas extremas entre -20ºC e 90ºC ou na presença de água estagnada.

Com resultados comprovados e definitivos de impermeabilização em numerosas obras executadas um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Portugal, Espanha, Grécia e Itália o Silicone Líquido da Rubson é um produto de elevada qualidade isento de substâncias classificadas como perigosas ou tóxicas e possui a Aprovação Técnica Europeia ETAG 005 para a impermeabilização de coberturas.
O Rubson Silicone Líquido aplica-se facilmente com trincha, rolo, espátula ou pistola em múltiplos suportes, sem escorrer, permitindo aplicações verticais e uma elevada capacidade de enchimento de fendas, fissuras, cantos e esquinas.

Rubson Silicone Líquido presente na Tektónica 2013
Na edição da Tektónica 2013, que se realiza nos próximos dias 7 a 11 de maio, a divisão de Adhesive Technologies da Henkel irá desenvolver no seu stand demonstrações ao vivo da aplicação de Rubson Silicone Líquido.

A pensar numa maior comodidade para os profissionais ligados à área da construção civil, conservação e renovação de edifícios, a divisão de Adhesive Technologies da Henkel tem disponível o website www.rubson.pt, com informação relativa à sua gama especialista em produtos impermeabilizantes.

Ler o resto do artigo >>

quarta-feira, 10 de abril de 2013

OLI Open Week apresenta propostas sustentáveis para 2013

A OLI promove a segunda edição da “OLI Open Week”, entre 13 e 20 de Abril, para apresentar aos seus parceiros as recentes inovações que se destacam pela eficiência hídrica e energética. Durante uma semana, a única fábrica de autoclismos interiores em Portugal, abrirá as portas e dará a conhecer o processo produtivo, desde a concepção de novos produtos à industrialização.

Com esta iniciativa de “portas abertas”, a OLI permitirá aos profissionais do mercado nacional conhecer como diariamente a inovação e a sustentabilidade são desenvolvidas na empresa que é hoje a terceira em Portugal com mais patentes na Europa e a que mais investe em protecção de patentes.

A “OLI Open Week” prevê a realização no dia 18 de Abril de uma apresentação relacionada com “Sistemas de Instalação Sanitária e Tubagens – Soluções de Eficiência Hídrica e Acústica na Hotelaria” e a 19 de Abril o dia será dedicado aos “Sistemas Sustentáveis de Drenagem e Aproveitamento de Águas Pluviais”.
A OLI produz mensalmente, na fábrica em Aveiro, cerca de meio milhão de produtos por mês, nomeadamente autoclismos interiores e exteriores com e sem estrutura, placas de comando, torneiras de bóia e mecanismos, e emprega cerca de 350 colaboradores.

Actualmente, 85% da produção é exportada para mais de 50 mercados dos cinco continentes. Para além da vertente industrial, a OLI integra ainda uma área comercial de hidro-termo-sanitários - banhos, aquecimento, energia solar e tubagens.

Ler o resto do artigo >>

Umbelino premiada com selo de sustentabilidade

A Umbelino Monteiro, uma das principais empresas de produção de telha cerâmica em Portugal, foi distinguida com o Selo de Sustentabilidade pela Plataforma para a Construção Sustentável, entidade que gere o Cluster Habitat Sustentável em Portugal, pelas boas práticas no domínio da sustentabilidade.

A Umbelino Monteiro desenvolve uma estratégia de inovação que visa posicionar a telha cerâmica como um material que responda aos desafios da construção sustentável e da arquitectura bioclimática. O contínuo investimento em Investigação e Desenvolvimento permite à empresa de Pombal desenvolver sistemas de construção e produtos que tornem os edifícios sustentáveis ao nível térmico, de consumo de energia, de qualidade do ar interior e de durabilidade das coberturas.

Para Teresa Monteiro, Directora Geral da Umbelino Monteiro, a atribuição do Selo de Sustentabilidade, nível prata, “é um marco na história da empresa. Há muitos anos que actuamos nas várias dimensões da sustentabilidade, ambiental, económica e social. Temos realizado investimentos com o objectivo de reduzir o impacto da actividade industrial, tendo sido a Umbelino Monteiro a primeira empresa fabricante de telhas a ter o sistema de gestão ambiental certificado; apostado na investigação e desenvolvimento no que concerne ao produto e aos sistemas construtivos em que este está inserido. Desta forma, procuramos reduzir o impacto ambiental das telhas, alargar a sua vida útil e simultaneamente desenvolver sistemas construtivos que potenciem a redução dos consumos energéticos, contribuindo para elevar a sustentabilidade dos edifícios. Esta distinção é o reconhecimento público do trabalho desenvolvido e dos elevados padrões a que a empresa responde neste âmbito”.
A Umbelino Monteiro tem como objectivo ser uma empresa sustentável e, nesse sentido, publica anualmente os relatórios de sustentabilidade, utiliza ferramentas de avaliação de sustentabilidade da construção, desenvolve produtos e serviços com critérios de eco design baseados em avaliação de ciclo de vida do produto, promove produtos com Ecolabel (certificação ambiental dos produtos) e participa activamente em projectos inovadores orientados pela sustentabilidade e incentiva a empreendimentos sustentáveis nos regulamentos municipais.
O Selo de Sustentabilidade da Plataforma para a Construção Sustentável pretende dar visibilidade nacional e internacional à sustentabilidade como mote para a inovação e competitividade de empresas e entidades do cluster do habitat, com base em critérios rigorosos ao nível ambiental, social e económico.

Ler o resto do artigo >>

Prémio Sir Geoffrey Jellicoe de arquitectura paisagista atribuído a Gonçalo Ribeiro Telles

O Prémio IFLA Sir Geoffrey Jellicoe foi atribuído a Gonçalo Ribeiro Telles, em Auckland, na Nova Zelândia. Este prémio é considerado o "Nobel" da Arquitectura Paisagista, e tem paralelo com o prémio Pritzker relativo à arquitectura. O prémio será recebido hoje por Miguel Braula Reis, presidente da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas (APAP), em representação de Gonçalo Ribeiro Telles.

O objectivo do prémio é "reconhecer um arquitecto paisagista cuja obra e contribuições ao longo da vida tenham tido um impacto incomparável e duradoiro no bem estar da sociedade e do ambiente e na promoção da profissão".
Veja de seguida a lista dos vencedores do Prémio IFLA Sir Geoffrey Jellicoe desde que este prémio foi criado, em 2004:

2005 - Peter Walker (Estados Unidos)
2009 - Bernard Lassus (França)
2011 - Cornelia Hahn Oberlander (Canadá)
2012 - Mihaly Mocsenyi (Hungria)
2013 - Gonçalo Ribeiro Telles

Ler o resto do artigo >>

terça-feira, 9 de abril de 2013

Estudantes de Engenharia Civil reuniram para debater os problemas do Ensino Superior

Os dirigentes e associados da FNEEC - Federação Nacional de Estudantes de Engenharia Civil reuniram este sábado na UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, para debater os problemas do curso de engenharia a nível nacional e eleger os novos órgãos sociais para o próximo mandato.

O presente e futuro do Ensino Superior está em causa pelas dificuldades conhecidas, tendo merecido reparo dos estudantes presentes a desorçamentação que as Instituições de Ensino Superior (IES) têm sofrido nos últimos anos afectando particularmente as IES do interior com menos alunos e com orçamentos diminutos, sobretudo pela falta de investimentos em laboratórios e respectiva manutenção de equipamentos, redução do horário de acesso a salas de estudo e bibliotecas, redução do corpo docente e menor número de projectos apoiados pela Fundação de Ciência e Tecnologia.

O actual presidente da FNEEC, André Cavadinha Magalhães, aluno da UTAD, apresentou a sua recandidatura, em lista única, e que integra dirigentes de várias associações de estudantes de engenharia civil do país, dando continuidade ao trabalho que foi iniciado no ano passado na defesa dos interesses dos estudantes de engenharia civil e procurando obter um reconhecimento cada vez maior por parte das IES e respectivas direcções de curso, bem como da Ordem dos Engenheiros e Ministério da Educação e Ciência.
Em breve será anunciada a data da tomada de posse dos novos órgãos sociais da FNEEC, que se realizará na cidade de Aveiro, sendo revelado nessa dia o programa de actividades para o novo mandato.

Ler o resto do artigo >>

segunda-feira, 8 de abril de 2013

América latina será um dos principais mercados de exportação da OLI

A OLI, o segundo maior produtor europeu de autoclismos e componentes para autoclismos, fechou o exercício de 2012 com um volume de negócios de 43,3 milhões de euros e 154 milhões de unidades produzidas em Portugal.

A atividade exportadora ultrapassou os 80%, com a OLI a enviar para mais de 50 países dos cinco continentes. As maiores taxas de crescimento de vendas internacionais registaram-se na Europa central, com destaque para o mercado escandinavo, Médio-Oriente e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

A estratégia de internacionalização da OLI de diversificação de mercados, em particular fora da zona Euro para compensar a desaceleração da economia nacional e europeia, está em 2013 focada nos mercados da América Latina, Médio Oriente, Europa de Leste e África. A entrada da empresa em 2012 no Brasil, em parceria com a brasileira Deca, aliada às presenças no Perú, Venezuela, Chile e Colômbia, visam transformar a América Latina num dos seus principais mercados de exportação.

Fundada em 1954, em Aveiro, a OLI é hoje uma das empresas portuguesas com mais patentes na Europa, tendo no ano passado apresentado mais sete novos pedidos de patentes que resultam do seu permanente contacto com universidades e centros de investigação.

De destacar que há 19 anos, a OLI apresentou a dupla descarga do autoclismo, uma inovação hoje presente em todo o mundo e que é responsável por uma poupança de água na ordem dos 50%. A mais recente inovação foi apresentada em Frankfurt, há duas semanas atrás, e chama-se “Moon Ceramic”. Trata-se de uma placa de comando para autoclismos interiores que possui o sistema patenteado “Hidroboost” que se caracteriza por ser autossuficiente e autossustentável. É uma solução que dispensa a ligação à rede eléctrica ou a substituição de pilhas, porque ao aproveitar a energia da água em movimento, cria e armazena energia que será posteriormente utilizada para activar as descargas. Trata-se ainda de um sistema “no touch” - não necessita de toque -, uma vez que a activação do autoclismo é feita por aproximação.

Em 2013, a Investigação e Desenvolvimento continuará a ser uma aposta estratégica para a apresentação de soluções de banho tecnologicamente avançadas e com a garantia de sustentabilidade hídrica e energética.

Ler o resto do artigo >>

sexta-feira, 5 de abril de 2013

InovaDomus propõe reabilitar com criatividade

O “Dia da Inovação” organizado pela InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, no último dia 3 de Abril, em Ílhavo, contou com a participação de estudantes universitários, investigadores e profissionais ligados ao sector do habitat.

O programa contou com dois workshops - “100 ideias para a Reabilitação” e “Gerar e explorar ideias criativamente” – que resultaram em várias ideias que se podem agrupar em três grandes temas.

A reabilitação deverá procurar processos e equipamentos mais ágeis e fáceis de montar e colocar, como por exemplo, módulos transportáveis e leves, com acabamentos multicamada, que garantam o conforto e um custo inferior ao actual de aplicar em obra vários acabamentos.

A renovação deverá procurar medidas e componentes ‘standard’ permitindo uma construção tipo “leggo” ou “meccano”, de modo a que as peças encaixem sempre, o que facilitaria e simplificaria os processos.
A casa deverá servir todos os públicos, desde as crianças aos idosos passando pelas pessoas com mobilidade reduzida e outros tipos de incapacidade, e interagir com a envolvente. A reabilitação deverá assegurar uma interacção com o meio físico e com as empresas e entidades existentes na envolvente.

O “Dia da Inovação” culminou com uma criativa performance musical, em que foram idealizados e executados diversos sons a partir de materiais de construção, nomeadamente autoclismos, tubos de plástico e alumínio, luminárias ou azulejos. Este exercício de criatividade em cooperação permitiu transpor o ambiente industrial para dentro da casa, que é a actual sede da InovaDomus, e será, no futuro, o laboratório do habitat.

Ler o resto do artigo >>

Henkel presente na Tektónica com produtos Rubson, Thomsit, Tangit e Pattex

Entre 7 e 11 de Maio a divisão de Adhesive Technologies da Henkel estará presente com grande intensidade na Tektónica 2013, para apresentar ao público especializado todas as suas novidades e a sua vasta gama de produtos profissionais, disponíveis para esta importante área de actividade.

Na presente edição desta importante feira especializada, a divisão de Adhesive Technologies da Henkel irá desenvolver no seu stand demonstrações ao vivo de diferentes produtos, com o objectivo de mostrar ao mercado profissional as características únicas de alguns dos seu produtos de alta tecnologia, nomeadamente a aplicação de Rubson Silicone Líquido, que oferece soluções de protecção impermeabilização e isolamento resolvendo definitivamente os problemas de humidade em todo o tipo de materiais.

A presença da Henkel na Tektónica 2013 terá como grande novidade a demonstração de um novo sistema especialmente desenvolvido para permitir a movimentação de pessoas em altura com translação vertical e horizontal, utilizando apenas um arnês, o que permitirá assistir à aplicação de Rubson Silicone Líquido em zonas altas e de difícil acesso, com o recurso à aplicação via pistola airless.

Obras de referência isoladas e impermeabilizadas com Rubson Silicone Líquido
Nos últimos anos, o Rubson Silicone Líquido da Henkel tem sido utilizado com muito sucesso em importantes trabalhos de isolamento e impermeabilização de diferentes tipos de edifícios por todo o País, tanto em construções novas como em projectos de requalificação.

No portefólio de trabalhos de grande dimensão realizados nos últimos anos com o Rubson Silicone Liquido destacam-se algumas obras de referência tanto em Portugal como em Espanha, com especial destaque para a cobertura do pavilhão industrial da empresa Casa das Lâmpadas (1600m²), coberturas do condomínio do Parque Oceano, em Oeiras (1200 m²), trabalhos de renovação no Centro Cultural de Ílhavo (800m²), reabilitação do Palácio Centeno em Lisboa (40m²), Escola pré-primária de Arcos de Valdevez (740 m²), Escola Primária do Barreiro em vários pontos específicos da cobertura, trabalhos de reabilitação no Centro de Congressos do Estoril, impermeabilização com pistola airless de uma cobertura metálica de 1600 m² numa fábrica no Porto, aplicação sobre tela betuminosa numa obra de 1600 m² num edifício em Lisboa, ou ainda os 5500m² de aplicação sobre betão, na cobertura de uma obra nova em edifícios residenciais em Marbella – Espanha.

Ler o resto do artigo >>

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Passeio dos Clérigos distinguido como Melhor Intervenção de Uso Comercial

O Passeio dos Clérigos foi um dos empreendimentos galardoados nos prémios nacionais de Reabilitação Urbana, saindo vencedor na categoria de Melhor Intervenção de Uso Comercial. Concebido como parte fundamental do esforço de reabilitação da Baixa do Porto, o projecto do Passeio dos Clérigos vê assim reconhecido o esforço da Urbaclérigos, empresa promotora pela recuperação e devolução à cidade de um espaço que se encontrava degradado e cuja utilização estava há muito vedada aos portuenses. A assinatura arquitectónica é da responsabilidade do gabinete Balonas Menano, com projecto de engenharia da AFA Consult.

Vencedora do concurso lançado pela Câmara Municipal do Porto, a Urbaclérigos trabalhou em estreita colaboração com o IGESPAR, agora Direcção Regional da Cultura do Norte, para a concretização de um projecto que permitiu uma nova centralidade no coração da cidade, promovendo novos conceitos comerciais e uma integração paisagística não só moderna, mas também consentânea com o espírito da envolvente. O prémio de Melhor Intervenção de Uso Comercial vem confirmar a aposta realizada, colocando a reabilitação urbana como uma das áreas com maior potencial de desenvolvimento.
Domingos Névoa, administrador da Urbaclérigos, lembrou, a propósito deste prémio, o "voto de confiança que o Executivo liderado pelo Dr. Rui Rio deu à execução deste projecto, bem como o apoio e a colaboração de todas as entidades envolvidas na concretização do mesmo, sem o qual dificilmente este projecto poderia ser uma realidade e não uma promessa sempre adiada”.

Para Domingos Névoa, a reabilitação urbana "é o caminho a seguir no sector da construção, apostando em projectos de qualidade superior e que sejam mais-valias para as cidades onde se inserem." No entanto, frisa Domingos Névoa, este é um caminho ainda não totalmente livre de obstáculos, afirmando que "está muito por fazer, designadamente no que concerne à agilização da pesada máquina administrativa associada ao licenciamento, na maior parte das vezes mais focada nos problemas do que nas soluções”.
Resultado de um investimento de seis milhões de euros, o Passeio dos Clérigos criou uma nova via pedonal no centro da cidade, ligando a Livraria Lello à Torre dos Clérigos, destacando-se ainda pela sua cobertura, com 4.500 metros quadrados, onde um conjunto de oliveiras e um imenso tapete verde compõem um jardim de características únicas em plena baixa da cidade.

O espaço comercial alberga marcas únicas de referência portuense – restaurante Clérigos - e internacional – Costa Café, que marcam presença neste empreendimento, cuja oferta de excelência se estende ainda às áreas da moda e do lazer.

Ler o resto do artigo >>

Umbelino Monteiro apresenta solução integrada de cobertura

A Umbelino Monteiro participa, entre 3 e 6 de Abril, na “Semana da Reabilitação Urbana” que decorre no Espaço da Reabilitação Urbana, localizado na Praça D. João I, na cidade do Porto, uma iniciativa da “Vida Imobiliária” e da Promevi, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana.

O Espaço da Reabilitação Urbana pretende ser um espaço dinâmico de troca de conhecimento e de técnicas de construção no âmbito da Reabilitação Urbana e do Espaço Público.

Teresa Monteiro, directora-geral da Umbelino Monteiro, considera que "tem sido desenvolvido um trabalho importante no domínio da regeneração urbana, em Portugal, mas ainda existe muito por fazer, sobretudo nos centros históricos das cidades". Afirma que seria "importante haver uma sensibilização para a renovação dos edifícios, no sentido de dotá-los de uma melhor performance energética e de maior conforto, sem que essa intervenção altere a traça original do edificado".

Actualmente, a reabilitação dos telhados é fundamental nos projectos de regeneração por permitir aumentar o potencial de ecoeficiência, ao reduzir as perdas energéticas. Para além dos ganhos energéticos e económicos, possibilita ainda uma redução significativa na emissão de CO2 (dióxido de carbono) associada à produção de energia.

A obtenção de um telhado eficiente decorre da combinação de vários factores que vão desde a adequação da inclinação do telhado ao clima e região em causa, passando pela escolha de uma solução construtiva correta que combine os materiais certos com a aplicação adequada.

Na "Semana da Reabilitação Urbana" a Umbelino Monteiro irá apresentar o conceito "UM-Renovar", uma solução integrada para a renovação de telhados, constituída por telhas cerâmicas, placas de fibrocimento e telhas fotovoltaicas, assim como irá partilhar junto dos participantes o ‘know-how’ e a experiência adquirida na reabilitação do património arquitectónico, no sentido de uma replicação na renovação do edificado comum.
Ao longo das últimas três décadas, a Umbelino Monteiro assinou no mercado nacional projectos de referência ao nível da revitalização de edifícios e de património arquitectónico. O Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio de Monserrate, a Basílica da Estrela, o Palácio do Freixo ou a Casa de Serralves são alguns dos exemplos. A capacidade de reproduzir produtos tecnologicamente desenvolvidos fiéis aos originais, em forma e em cor, deve-se ao investimento contínuo da empresa em Investigação, Inovação, Qualidade e à sua estreita cooperação com projectistas.

De destacar que no dia 5 de Abril, entre as 9h e as 13h, no auditório da Ordem dos Engenheiros, Pedro Loureiro, Director Técnico da Umbelino Monteiro, irá abordar a temática das “Coberturas Cerâmicas e a Construção Sustentável”, sob a coordenação de Vasco Peixoto de Freitas, Professor Catedrático de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Esta temática será também apresentada no Espaço da Reabilitação Urbana na Praça D. João I, entre 18h e as 19h.

Ler o resto do artigo >>

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Desabamento de terras em Mesão Frio - Guimarães

O desabamento de terras em Mesão Frio, Guimarães, deixou em risco de ruir um loteamento constituído por 10 casas de luxo divididas por 2 prédios. A zona das casas mais afectada pela derrocada de terras foi a zona das garagens, mas segundo Tiago Miranda, professor de Engenharia Civil da Universidade do Minho, devem ser adoptadas com a máxima brevidade medidas de prevenção pois é possível que ocorram novos deslizamentos de terras. O docente indica solução como a execução de um muro de suporte e o desvio do curso das águas.

As casas foram parcialmente construídas sobre um aterro, e se as suas fundações fossem directas em vez de estacas, com este desabamento de terras as casas já teriam ruído.
Para Tiago Miranda o acidente pode ter acontecido devido a uma conjugação de factores, nomeadamente o curso das águas e a forma como o aterro foi feito.
O presidente da junta de freguesia de Mesão Frio, Alcino Sousa, explicou que"aquilo levou ali muita terra e, se calhar, ela não estava devidamente consolidada, não a deixaram endurecer devidamente e deu-se isto, até porque, naquela zona, a água nasce por todos os lados".
A construtora, Manuel e Fernando Moreira, já descartou responsabilidades afirmando que a construção decorreu com normalidade e que as fundações foram bem executadas.
No entanto fonte da construtora afirmou à TVI24 que se deslocou ao local "antes da derrocada e que não estava em causa a terra das obras, mas antes a que estava em baixo do local". O problema é que a terra que está em baixo do local onde se executa um edifício deve ter o adequado tratamento por parte do empreiteiro, no caso de haver essa necessidade.

Veja de seguida um vídeo que documenta parte do desabamento de terras que ocorreu após os movimentos iniciais do terreno:

Ler o resto do artigo >>

terça-feira, 2 de abril de 2013

Prebuild quer exportar 100 mil portas para a Argélia

O Grupo Prebuild está a negociar o fabrico em Portugal e a exportação para a Argélia de mais de cem mil portas, destinadas a equipar as 20 mil casas que ali vai construir ao longo dos próximos cinco anos.

As portas serão integralmente construídas na Porama, arredores de Sintra, uma unidade que o grupo de João Gama Leão adquiriu em situação difícil em 2010 e que em apenas dois anos viu o seu volume de negócios mais do que duplicar, tendo ultrapassado os 4,6 milhões de euros em 2012, sobretudo graças à exportação de 70 por cento da sua produção para o mercado angolano.

Fundada em 1949, a pequena unidade de carpintaria e marcenaria especializada em portas de interior conheceu, a partir da aquisição pela Prebuild, um processo de reestruturação que começa já a dar resultados.

A diversificação dos mercados internacionais, face à crise do sector em Portugal, constitui a principal prioridade da Porama, que, depois de Angola, pretende agora consolidar a Argélia como segundo grande cliente externo.
O contrato para as 20 mil habitações que a Prebuild vai construir na Argélia foi assinado em Fevereiro passado, numa cerimónia que levou a Argel o ministro português da Economia, Álvaro Santos Pereira.

Além das portas técnicas, área em que se dotou da mais avançada tecnologia, a Porama alargou a produção para o sector das cozinhas e roupeiros, com o lançamento de marcas especializadas em cada um dos segmentos a Kitchen+ e a Konfort+.

A Porama inaugura esta semana o seu primeiro showroom na fábrica do Linhó, arredores de Sintra.

Ler o resto do artigo >>

Leilão dos bens da Aurélio Martins Sobreiro por 1,1 milhões de euros

Os bens daquela que já foi a maior construtora do alto Minho, a Aurélio Martins Sobreiro, vão a leilão no dia 19 de Abril com o valor base de licitação global de 1,1 milhões de euros, distribuído por 282 parcelas de equipamentos. As propostas de compra devem ser feitas através de carta fechada e entregues no estaleiro central da empresa, em Vila Praia de Âncora, até ao início do leilão, pelas 14:00 de 19 de Abril. O leilão dos bens da Aurélio Martins Sobreiro decorrerá no seu próprio estaleiro central.

A administração da Aurélio Martins Sobreiro pediu insolvência em Novembro de 2011 após ter acumulado 40 milhões de euros de dívida, distribuída por mais de 800 credores.

Os credores rejeitaram o plano de viabilização da Aurélio Martins Sobreiro em Outubro de 2012, dando origem ao encerramento da empresa que ainda tinha cerca de 120 trabalhadores.

A Aurélio Martins Sobreiro é assim mais uma construtora a entrar em falência e a ver os seus bens serem leiloados. Recorde-se quem em 2012 o leilão dos bens da FDO foi o maior do ano em Portugal.

Ler o resto do artigo >>

75% da facturação da Teixeira Duarte é no estrangeiro

Em 2012 o grupo Teixeira Duarte teve praticamente 75% da sua facturação proveniente do estrangeiro. Os mercados que se destacam na actividade da Teixeira Duarte são: Brasil, Moçambique, Angola, Argélia, Espanha, e Venezuela. Esta tendência crescente do peso do mercado externo na facturação da Teixeira Duarte deve intensificar-se em 2013 e 2014.

Neste momento, as encomendas da Teixeira Duarte para o mercado nacional representam 10,6% do total de encomendas para 2013, e 4,3% do total de encomendas para 2014.

Recorde-se que há dois anos a Teixeira Duarte foi considerada uma das 50 maiores empresas de construção da Europa.

Ler o resto do artigo >>

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO