quinta-feira, 27 de junho de 2013

Ampliação do sistema regional do Carvoeiro vai custar 25 milhões de euros e estará a cargo do consórcio DST/ABB

O consórcio liderado pela dst (Domingos da Silva Teixeira), e ao qual pertence também a ABB (Alexandre Barbosa Borges), tem a seu cargo a construção do sistema de abastecimento de água em Alta aos concelhos de Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Aveiro, Oliveira do Bairro, Águeda e Estarreja, uma empreitada que compreende a reabilitação e reforço da ETA do Carvoeiro e a implantação de todo o sistema de captação. Os trabalhos implicam a execução de 101.578 ml de condutas de adução e água bruta, a construção de seis reservatórios de armazenamento de água potável e a Estação Elevatória do Beco. Esta empreitada, que resultará num investimento superior a 25 milhões de euros, é um dos maiores em curso este ano em Portugal no sector da hidráulica, designadamente no que concerne à execução de infraestruturas de água potável para abastecimento. A conclusão dos trabalhos está prevista para finais de Julho de 2014.

A cargo do consórcio está a execução dos trabalhos de instalação de tubagens em FFD e PEAD, as estruturas em betão armado e as instalações elétricas e hidromecânicas. A aplicação de tubagem em FFD, com revestimento interior em poliuretano, apresenta vantagens consideráveis, contribuindo de forma decisiva para a redução do consumo de cloro, situação particularmente importante nos troços onde a velocidade é mas baixa e, por isso, o tempo de retenção no interior da tubagem é maior. A ampliação do Sistema Regional do Carvoeiro implica também o projeto de construção civil em todas as especialidades necessárias à execução dos trabalhos, com particular incidência para as soluções de Engenharia Hidráulica, sector no qual o consórcio tem vindo a assumir um papel de referência em termos de inovação e desenvolvimento de soluções que melhor se adaptam às necessidades dos clientes.

O projeto para o sistema do Carvoeiro implica a execução de um “bypass” às duas condutas elevatórias de água bruta existentes, ficando fora de serviço os toros existentes que colidem com a execução das obras na nova ETA. Será ainda efetuado o reforço e reabilitação de furos e poços de captação de água subterrânea, uma nova captação de água superficial, e estação elevatória associada e a implantação de uma conduta elevatória de água bruta de captação superficial, para alimentação das câmaras de mistura rápida da linha de tratamento na nova ETA. No que concerne à intervenção na ETA existente, o destaque vai para a alteração do traçado das atuais condutas de água bruta de furos e poços, a reabilitação dos silos de cal apagada em termos de estanqueidade e total ausência de humidade e o reforço do sistema de neutralização de fugas de cloro por soda cáustica. A obra compreende também a execução da plataforma e da via de acesso, incluindo os necessários muros de suporte, para a implantação de órgãos e edifícios da nova ETA.
Para José Teixeira, presidente do Grupo dst, esta obra de ampliação do Sistema Regional do Carvoeiro “é reflexo da vasta experiência da empresa na construção de infraestruturas hidráulicas de grande complexidade, fruto do know-how onde a inovação é contínua na procura de soluções que melhor se adaptam aos requisitos dos nossos clientes". No entender de José Teixeira, "o caminho da inovação é determinante para a manutenção da solidez empresarial que temos orgulho em apresentar e que se traduz na preferência do mercado, conhecedor da qualidade de execução que é nosso predicado e do vanguardismo tecnológico aplicado nos trabalhos efetuados Portugal e no estrangeiro".

É ainda de referir que no conjunto dos projetos em execução encontra-se também envolvida a dte, empresa do grupo dst responsável pelas empreitadas elétricas e especialidades de instalações hidráulicas.

Ler o resto do artigo >>

"Cooperar para Reabilitar" na Universidade de Aveiro

A InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro irá apresentar 16 guias de diferentes especialidades que pretendem auxiliar o cidadão comum na reabilitação de edifícios construídos, no próximo dia 4 de julho, às 16h, na Universidade de Aveiro, edifício da Reitoria, no âmbito de um seminário que assinala a conclusão do projeto “Cooperar para Reabilitar”.

O “Cooperar para Reabilitar” foi desenvolvido durante o último ano e visou duas linhas de ação principais: um estudo sobre a cooperação em rede das empresas do meta-setor do habitat, no sentido de desenvolver competências e oportunidades de negócio no domínio da reabilitação urbana e a criação de um conjunto de 16 guias de diferentes especialidades para a reabilitação do parque habitacional construído.

A InovaDomus procurou antecipar tendências de mercado, estimular a inovação das várias empresas pertencentes ao ‘cluster’ do habitat e contribuir para o desenvolvimento da economia nacional, num contexto económico em que a reabilitação urbana é a aposta dos setores da construção e do imobiliário.
A participação no seminário é gratuita mediante a inscrição prévia até 1 de julho por email (inovadomus@inovadomus.pt) ou por telefone (234 425 662) e prevê a oferta de um CD com os 16 guias para a reabilitação desenvolvidos pela InovaDomus, em parceria com diversas entidades.

Programa - Seminário Final do projeto “Cooperar para Reabilitar”
4 de julho

16h: Boas Vindas
Humberto Varum, Professor do Departamento de Engenharia Civil na Universidade de Aveiro

16h10: O projeto “Cooperar para Reabilitar” e a InovaDomus
António Oliveira, Presidente da InovaDomus

16h30: “Cooperação em rede e o mercado da Reabilitação: desafios e oportunidades”
Maria José Marques e Jorge Assis, Consultores

16h50: “Guias para a Reabilitação”
Catarina Fernandes, Investigadora da Universidade de Aveiro

17h20: O projeto ReabilitaDomus
Jorge Alves, InovaDomus

17h40: O mercado da Reabilitação em Portugal
Ricardo Guimarães, Diretor da revista “Confidencial Imobiliário”

18h – Encerramento
António Oliveira, Presidente da InovaDomus

Ler o resto do artigo >>

Novas linhas de mobiliário da Antarte com campanha de desconto de 50%

A Antarte apresenta este mês três novas linhas de mobiliário, cujo lançamento será assinalado por uma campanha promocional que oferece, entre 27 de Junho e 7 de Julho, 50 por cento de desconto em mobiliário e decoração. As novas linhas da ANTARTE - Paris, Oporto e Londres - apostam em conceitos urbanos e cosmopolitas, privilegiando acabamentos em inox, pormenores em espelho e cores arrojadas.

Nestas colecções as camas surgem com cabeceiras estofadas, finalizadas com capitonês de botões ou cristais swarosky. As banquetas, molduras com espelhos simples ou entalhadas e floreiras são a grande tendência destas novas linhas. Da linha Oporto destaca-se principalmente a espessura das madeiras e os acabamentos que lhe conferem um toque mais rústico e campestre.
Durante dez dias, a marca líder em design e decoração abre as portas da sua rede nacional de lojas com uma oferta única que coloca, a metade do preço, as mais recentes novidades para salas de estar, de jantar, halls e quartos, com a garantia de design, qualidade e conforto que são já sinónimos da ANTARTE.

Ler o resto do artigo >>

terça-feira, 25 de junho de 2013

Consórcio DST/ABB responsável pela ampliação do sistema regional do Carvoeiro

Será realizada amanhã, dia 26, às 18 horas, a cerimónia de assinatura do auto de consignação do Vouga, relativo à construção de projetos que visam a ampliação do sistema de abastecimento de água, incluindo a construção de uma nova ETA, seis reservatórios e mais de 100 kms de condutas adutoras. A cerimónia decorrerá em Albergaria à Velha, na Associação Municípios do Carvoeiro – Vouga (Lugar da Feira Nova - EN1, 3850-200 Albergaria-A-Velha) na qual estarão presentes representantes da associação de municípios e das juntas de freguesia da região, entre outras entidades.

O projeto de execução da obra está a cargo do consórcio dst/ABB e contempla a construção integral de um sistema de abastecimento de água em Alta, que abrange o Sistema de Captação, Tratamento, Adução, Armazenamento e distribuição de água potável, servindo os Concelhos de Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Aveiro, Oliveira do Bairro, Águeda e Estarreja.

Ler o resto do artigo >>

Campanha inédita para fachadas ventiladas pré-modeladas

A Sotecnisol lançou hoje uma campanha inédita para a comercialização de fachadas ventiladas pré-modeladas a partir de 75,95 Euros por metro quadrado (Iva incluído). Este valor incluí o fornecimento, instalação e o desenho da fachada.

As fachadas ventiladas podem ser usadas quer em novas obras, quer em obras de reabilitação, nomeadamente em edifícios de habitação, hotéis, edifícios de serviço, etc. A principal vantagem da sua aplicação é a redução de até 50% das necessidades energéticas dos imóveis, aumentando o conforto dos utilizadores e diminuindo consequentemente a fatura energética.

Para além de valorizarem os edifícios pela sua estética moderna, as fachadas ventiladas contribuem de forma decisiva para a criação de condições ideais de humidade e temperatura no interior dos edifícios, reduzem também a transmissão acústica proporcionando globalmente uma melhoria do conforto e da qualidade ambiental interna dos imoveis, com uma redução significativa da fatura energética.

Possuem uma câmara-de-ar ventilada que promove a circulação ascendente e permanente de ar, permitindo a remoção do calor e da humidade da chuva ou de condensação. O revestimento exterior de proteção bloqueia a carga térmica e possibilita um isolamento térmico contínuo, reduzindo consideravelmente a necessidade de utilização de sistemas de climatização.

Ler o resto do artigo >>

Colóquio sobre requalificação urbana em Viseu

A candidatura do Partido Socialista aos órgãos autárquicos do município de Viseu promove no próximo sábado, dia 29, um colóquio sobre “Requalificação urbana em cidades históricas”. A sessão terá lugar às 17 horas no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia local, em pleno centro histórico da cidade, e nela intervirão António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e o arquiteto José Gomes Fernandes, docente universitário e antigo vereador do urbanismo da Câmara do Porto.

A iniciativa insere-se no ciclo de debates que a candidatura do PS está a promover para “escutar os viseenses sobre a situação do concelho e as suas necessidades e anseios, antes de fecharmos o compromisso eleitoral, com o qual pretendemos firmar com os nossos concidadãos um pacto de futuro e de progresso”, adianta o deputado José Junqueiro, candidato socialista à presidência da Câmara.
“O território faz parte da identidade de Viseu e constitui uma das prioridades do nosso projeto para o concelho”, acrescenta o cabeça de lista do PS. “A proximidade que queremos manter com as pessoas e as instituições passa por políticas de planeamento, ordenamento e valorização do território. Só assim poderemos inverter a inércia que ameaça o nosso centro urbano e incrementar a qualidade de vida no espaço rural, facilitando o repovoamento de algumas zonas, onde o envelhecimento e o desemprego são uma ameaça”, sublinha, a propósito, José Junqueiro, que pretende fazer de Viseu um cidade “mais inclusiva, sustentável e para todos”, para pode integrar a rede portuguesa de cidades saudáveis.

Neste quadro, a regeneração urbana e a requalificação da baixa de Viseu são assuntos que o candidato do PS já assumiu como prioritários, a par do relançamento económico e da criação de emprego, do trabalho em rede na área social e do relacionamento dos cidadãos com o município.

José Junqueiro convidou o presidente da Câmara de Guimarães, que considera ser “o autarca português que geriu o mais exigente processo de requalificação urbana” concretizado em Portugal nas últimas décadas, e o técnico que “lançou as bases para o trabalho de revitalização do tecido urbano que se vem fazendo no Porto”, uma vez que, lembra, o arquiteto Gomes Fernandes foi o primeiro diretor do CRUARB -Comissariado para a Renovação Urbana da Área da Ribeira/Barredo, cujo “trabalho foi essencial” para a segunda cidade do país ver o seu centro histórico classificado como património cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1996.

Ler o resto do artigo >>

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Projecto.Detalhe cria programa de verão para jovens

A Projecto.Detalhe lança pelo terceiro ano consecutivo o programa 'Inovar em Engenharia', com o objetivo de ajudar os jovens a pensar como engenheiros. As inscrições estão abertas e o custo de participação reverte na íntegra para uma associação local de solidariedade.

O programa 'Inovar em Engenharia' destina-se a jovens estudantes do ensino secundário e jovens estudantes universitários.

O programa é orientado por engenheiros seniores das variadas áreas da engenharia, os quais entregarão a cada grupo de participantes um projeto para desenvolvimento, com vista a ser analisado e avaliado em conjunto.

Os jovens têm assim oportunidade de contactar com engenheiros seniores, saber mais sobre as várias especialidades, conhecer obras realizadas, a nível nacional e internacional, e estar em contexto de trabalho.

"É um programa de verão criado pela empresa de engenharia Projecto.Detalhe para ajudar os jovens estudantes a desenvolver capacidades, a resolver problemas e a pensar como engenheiros. É um programa pensado para jovens que gostam de pensar", refere Christopher Gonçalves, engenheiro eletrotécnico e um dos coordenadores do programa.

As inscrição estão abertas, através do preenchimento da ficha de inscrição em www.projectodetalhe.com, ou pelo email comunicacao@projectodetalhe.pt e o custo de participação é de 30 euros, valor que reverte na totalidade para uma instituição local de solidariedade social.

Ler o resto do artigo >>

Nova caldeira a biomassa para reduzir a fatura energética

A Oliclima apresenta a “Pellets 100”, uma caldeira a biomassa de ignição automática, desenvolvida para a produção de água quente e água quente sanitária (AQS), a partir da combustão de pellets, lenha, carvão e estilha.

A nova solução é de elevada performance, com um rendimento do equipamento de 91% e apresenta as seguintes características: potência de 16, 24 e 32 kW; permutador vertical em aço de três passagens; queimador “Platinum Bio” de 2ª geração auto-limpante e quadro de controlo para aquecimento e AQS.

A caldeira “Pellets 100” pode ser aplicada em moradias ou em edifícios de maior dimensão e assegura elevado rendimento, conforto, segurança e baixo consumo de energia.
A biomassa é, cada vez mais, uma fonte de energia alternativa devido à subida do preço dos combustíveis fósseis e à sua baixa emissão com reduzido impacto ambiental. As caldeiras a biomassa permitem uma redução de até 60% nos gastos com combustíveis, quando comparadas ao gasóleo.

Com este lançamento, a Oliclima reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência.

Ler o resto do artigo >>

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Telhados sustentáveis

Quando as pessoas vão decorar a casa, pensam logo em todos os espaços que possam sofrer algum tipo de intervenção para ficarem mais bonitos e agradáveis. Mas muitas delas se esquecem de uma importante parte da casa que pode ficar tão bonita quanto as outras através da decoração: o telhado.

Sim, o telhado pode ser decorado com um pouco de tecnologia e muito pensamento crítico e coletivo: através das manta geotêxtil é possível ter um telhado bom, bonito, barato e muito sustentável. Isso acontece pois, nas coberturas, é possível plantar gramas e jardins e ajudar a diminuir a poluição urbana.

Além de visar essa melhoria no meio ambiente, o telhado sustentável – que pode ser decorado com jardins, pedriscos ou pintura clara – oferece, também, um conforto térmico e ajudam a diminuir as ilhas de calor. Melhor do que isso, esse tipo de telhado também ajuda a casa a não acumular águas de chuva ou enchente, o que traz ainda mais segurança para o lar.

O telhado sustentável – ou verde, dependendo de como você queira chamá-lo, é muito comum em diversas edificações que já visam as melhorias do futuro. É possível encontrá-lo em lugares como o teto da prefeitura de Chicago, em uma passarela de pedestres em São Paulo, na fábrica da Ford em Michigan e também em cima da California Academy of Sciences. Mas, claro, o telhado verde e sustentável é também uma ótima pedida para edificações residenciais, sendo aplicado no contexto de forma sadia e segura.
Usar o telhado sustentável é repor à sociedade o verde perdido com as construções daquele ambiente, além de ajudar a diminuir a poluição de forma geral, em benefício de todos. Portanto, se você quer ter esse senso crítico e colocar em um telhado sustentável em casa, busque a ajuda de um profissional da arquitetura e da engenharia. Afinal, o telhado verde aplica um peso maior na edificação, que deve ser calculado. Em construções novas, o paisagismo do telhado deve estar incluído no projeto estrutural do mesmo.

--
Artigo escrito com a colaboração do site Geofoco.

Ler o resto do artigo >>

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ramos Ferreira Angola lança nova área de negócio

A Ramos Ferreira Angola lançou uma nova área de negócio: projecto e consultoria. A este propósito, em comunicado a empresa refere que "idealizar, construir, partilhar o entusiasmo e o sucesso: é neste registo que a Ramos Ferreira estabelece alianças fortes e colaborativas com cada cliente. Indo ao encontro deste desejo mútuo de parceria, a Ramos Ferreira dá mais um passo na diversificação das suas áreas de actuação, apostando em 2013 numa nova esfera de negócio: a área de projecto e consultoria. Em causa está a oferta de um serviço global de engenharia a todos os países onde o Grupo está implementado, bem como a outros mercados que estão a ser alvo de prospecção".

Para esta nova área a Ramos Ferreira reforçou a sua estrutura humana, integrando técnicos com experiência em grandes projectos e instalações especiais, capazes de corresponder cabalmente aos serviços a prestar, designadamente, Elaboração de Estudos e Projectos Multidisciplinares, Consultoria e Assistência ao Dono da Obra.

Combinando know-how e uma vasta equipa competente, a área de projecto e consultoria inclui diversas valências, a saber:

- Instalações Eléctricas Média Tensão e Baixa Tensão;
- Instalações de Comunicações;
- Sistemas Informáticos;
- Instalações de Segurança Activa e Passiva;
- Sistemas de Segurança;
- Energias Renováveis;
- Instalações Mecânicas;
- Redes de Gás;
- Instalações Hidráulicas;
-Gestão Técnica Centralizada.

Ler o resto do artigo >>

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Umbelino premiada com selo de ouro pela APICER

A Umbelino Monteiro, uma das principais empresas de produção de telha cerâmica em Portugal, foi distinguida com o selo “Ceramics – Portugal Does It Better”, na categoria “Gold”, destinado a reconhecer a excelência do sector nos mercados internacionais, promovido pela Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica (APICER) e apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional de Factores de Competitividade.

A distinção foi entregue a Teresa Monteiro, administradora da Umbelino Monteiro, por Franquelim Alves, Secretário de Estado do Empreendedorismo, numa cerimónia pública que decorreu no Museu da Cerâmica nas Caldas da Rainha.

A Umbelino Monteiro desenvolve uma estratégia de inovação que visa posicionar a telha cerâmica como um material que responda aos desafios da construção sustentável e da arquitectura bioclimática. O contínuo investimento em Investigação e Desenvolvimento permite à empresa de Pombal desenvolver sistemas de construção e produtos que tornem os edifícios sustentáveis ao nível térmico, de consumo de energia, de qualidade do ar interior e de durabilidade das coberturas.

O selo “Ceramics – Portugal Does it better” pretende ser uma “qualificação superior a atribuir às empresas que cumpram um conjunto de requisitos objectivos, dos quais resulte uma imagem de sustentabilidade, organização e competência”, sendo uma forma de promover o mérito e transmitir uma imagem de credibilidade nos mercados externos.
O comité de avaliação foi presidido pela APICER e constituído pela Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Leiria, Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro e do Centro de Formação das Caldas da Rainha. A classificação atribuiu dois níveis: selo “Gold” para empresas com uma avaliação entre 76 e 100% e o “Silver” entre 50 e 75%.

Ler o resto do artigo >>

Teixeira Duarte ganha empreitada de 3,5 mil milhões de euros na Venezuela

A Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A. comunicou hoje à CMVM que celebrou hoje com o Ministério do Poder Popular para os Transportes Terrestres e com o Ministério de Poder Popular de Finanças da Venezuela um memorando de entendimento através do qual as partes se comprometem a celebrar um contrato de obra pública para a construção de uma auto-estrada denominada "Nueva Autopista Alterna Caracas-La Guaira".

A auto-estrada ligará Caracas a La Guaira, com 3 faixas em cada sentido, num total de 19 Km de extensão. Dos 19 Km, 4 Km serão em viadutos e 9 Km em túneis, tendo o maior deles 4,5 Km de comprimento.
O valor da empreitada é de 4.787 milhões de dólares americanos, ou seja, 3.588 milhões de euros, e o prazo de execução da empreitada é de 4 anos e meio (54 meses).

Ler o resto do artigo >>

Tecniwood em dificuldades financeiras e com salários em atraso

Os trabalhadores da Tecniwood Soluções concentraram-se ontem à porta da empresa para exigir o pagamento dos salários e a conclusão do processo de despedimento colectivo, incluindo o pagamento das devidas indemnizações.

O processo de despedimento colectivo foi iniciado em Março (nunca tendo sido concluído) e abrange 17 colaboradores da empresa, ou seja, cerca de metade do total.

Neves Ferreira, administrador da Tecniwood, justificou as dificuldades da empresa dizendo que "a grande parte dos nossos clientes é dos ramos da construção civil e da carpintaria. Estão em áreas que atravessam uma grave crise e que foram deixando de nos pagar também". Assegurou ainda que "é ponto de honra desta administração salvaguardar todos os direitos destes trabalhadores".

Para terminar Neves Ferreira afirmou que a Tecniwood "concorreu ao Programa Especial de Revitalização (PER), está à espera de uma resposta e esta administração tem todo o interesse em recuperar a empresa".

Ler o resto do artigo >>

terça-feira, 18 de junho de 2013

Somague ganha obras para o metro de São Paulo

A Somague garantiu um novo contrato com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, no valor de 65,9 milhões de euros. A nova empreitada integra a construção de três estações na linha 15 do metro de São Paulo (Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego e Páteo Ragueb Chohfi), com uma área total de 55 mil metros quadrados. A obra inclui ainda diversos edifícios de apoio e será executada no período de 24 meses.

Este contrato surge pouco tempo depois da Somague ter conseguido outro relativo a um outro lote da Linha 15 do metro de São Paulo, que integra a construção de quatro estações (S. Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi e Vila União), no valor de 50,2 milhões de euros.

A Somague explica ainda que "todas as estações são elevadas, com alturas variando entre os 12 e os 15 metros, dispondo de uma plataforma com 90 metros de extensão e sendo constituídas maioritariamente por estruturas pré-moldadas de betão e cobertura metálica".

Estas obras vão ser feitas em consórcio: Somague (35%), SA Paulista (35%) e a Benito Roggio e Hijos SA (30%).

Ler o resto do artigo >>

Operação comercial da Larus em Marrocos

A Larus participou pela primeira vez na Batimat Marroc, feira internacional de mobiliário exterior e interior, em Casablanca, Marrocos, com o objectivo de afirmar a marca como uma referência de mobiliário urbano em intervenções urbanísticas.

Após o certame, a empresa portuguesa anunciou a criação de uma operação comercial localizada em Marrocos que será assistida e monitorizada a partir de Portugal, no âmbito de uma estratégia de internacionalização focada nos países da África do Norte e complementar à já desenvolvida na Europa central.

Com este investimento local, a Larus pretende em Marrocos aumentar o volume de vendas e posicionar-se como uma marca de design reconhecida pelo desenvolvimento de soluções inspiradas nas culturas locais e produzidas segundo critérios de sustentabilidade.

De destacar que nos últimos dois anos, a Larus foi seleccionada para mobilar dois projectos simbólicos neste mercado - as estações de serviço dos troços de autoestrada Rabat/Agadir (840 km) e Rabat-Oujda (500km), um dos mais importantes projectos rodoviários do Magrebe, e a Comuna (Câmara Municipal) de Casablanca.
Em 2013, a Larus prevê que a actividade exportadora seja responsável por 55% do volume de negócios com as maiores taxas de crescimento a registarem-se nos mercados da África do norte, centro da Europa e Emirados Árabes.

Ler o resto do artigo >>

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Seveme ganha 1ª obra no Brasil

A Seveme assinou no passado dia 11 Junho com a Secretaria de Estado de Obras do Rio Janeiro o contrato da empreitada das fachadas e serralharias do novo edifício do Museu da Imagem e do Som, em construção na Avenida Atlântica, em Copacabana. Este projecto arrojado e de grande complexidade é da autoria do conceituado gabinete nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro com coordenação local do gabinete Índio da Costa e representa para a Seveme o arranque da sua operação no Brasil, que está a ser preparada há dois anos.

A Seveme será a responsável pelo projecto executivo, fabrico e instalação das fachadas especiais de aço, alumínio e vidro, para além de todas as serralharias interiores e exteriores, num valor de contrato de 14,2 milhões de reais.

A empreitada será integralmente fabricada em Portugal e instalada no Rio por técnicos portugueses; para conseguir esta empreitada a Seveme venceu nesta Licitação Pública Internacional, empresas locais, espanholas e alemãs, o que revela a qualidade da nossa engenharia e a capacidade que as empresas portuguesas têm em projectos desta envergadura e em mercados competitivos.
No 2º semestre de 2013 está prevista a instalação da unidade fabril de sistemas de alumínio que dará continuidade à actividade da empresa no mercado brasileiro, onde o enfoque principal será dirigido para obras especiais e de elevada complexidade.

Esta primeira obra tem um significado acrescido, não só pela sua relevância e visibilidade física, mas também pelo facto de ser uma obra para o Estado e ganha através duma licitação internacional, o que não tem sido comum em empresas portuguesas naquele mercado.

Ler o resto do artigo >>

domingo, 16 de junho de 2013

Mota-Engil ganha obras de 500 milhões de euros em África

A Mota-Engil enviou um comunicado à CMVM onde revela ter ganho diversas obras em África que acrescentam 500 milhões de euros à sua carteira de empreitadas para fazer nesse continente. A empresa destaca a entrada nos mercados do Gana e da Zâmbia.

No Gana a obra a executar tem o valor de 70 milhões de euros e corresponde à protecção costeira em Accra. Na Zâmbia as obras conquistadas são três e sobre elas o comunicado afirma que estão “enquadradas no programa de apoio europeu ao desenvolvimento deste país do centro do continente africano".

Além destes mercados, a empresa revela ainda que as outras obras que venceu são em Moçambique, Malawi e Angola, mercados onde a Mota-Engil já opera há vários anos.

Ler o resto do artigo >>

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Concurso de fotografia Emergentes dst apresentado em Braga

O Theatro Circo, em Braga, foi o cenário escolhido para a apresentação da edição de 2013 do «Grande Prémio de Fotografia Emergentes dst», que conta novamente com o prémio no valor pecuniário de 7500 euros. O vencedor será anunciado numa gala que decorrerá a 28 de Setembro, no Theatro Circo, em Braga, e que contará ainda com um concerto de Patrick Wolf, músico inglês conhecido pela fusão de sons electrónicos com instrumentos mais tradicionais, como o ukulele, o piano ou a viola. O Salão Nobre do teatro bracarense será ainda palco para a exposição dos 20 finalistas.

José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst, empresa que promove este concurso, lembrou, durante a apresentação, que no caos em que vivemos, designadamente na área da engenharia e construção, o core da dst, a cultura surge como um escape, um extintor precioso para acorrer a alguns fogos. “O que fica na história são as marcas culturais que materializamos no presente”, frisou José Teixeira, lembrando ainda a abertura muito em breve da Galeria «Emergentes dst», na Rua do Raio, em Braga, um espaço aberto à cultura e aberto à cidade que viu o grupo dst nascer. “Queremos ser cada vez mais uma empresa cosmopolita e culta, com presença no mundo”, afirmou José Teixeira, que acredita no potencial do «Emergentes dst» na afirmação da empresa além-fronteiras. “Tenho a certeza de que um dia um cliente numa qualquer parte do mundo nos vai entregar um negócio tendo como ponto de ignição o reconhecimento deste prémio”, concluiu.
Iniciativa do grupo dst, o concurso «Emergentes dst» está integrado no «Encontros da Imagem, Festival Internacional de Fotografia», e visa premiar o melhor trabalho em Fotografia Contemporânea, constituindo assim uma plataforma preferencial para cada artista obter uma análise do seu trabalho e eventualmente ser incluído em projectos expositivos ou editoriais. Nas edições passadas registaram-se centenas de candidaturas, esperando-se que esta edição supere as expectativas. O objectivo passa por conquistar mais de 500 candidaturas ao prémio, abrindo terreno para a consolidação dos «Emergentes dst».

Ler o resto do artigo >>

terça-feira, 11 de junho de 2013

Brasil reconhece cursos de engenharia e arquitectura portugueses?

Apesar de hoje ser notícia um pouco por todo o lado a revelação do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, de que os cursos de engenharia e arquitectura portugueses vão passar a ser reconhecidos no Brasil, apresentamos o título deste artigo sob a forma de interrogação porque este filme já foi visto antes, com os resultados que se sabe. Relembre-se que após ter sido dado como certo (e inclusive assinado) o acordo para o reconhecimento profissional dos engenheiros portugueses no Brasil, a Confea voltou atrás com a sua palavra e desistiu desse acordo.

Paulo Portas disse que "Nós tínhamos um problema, engenheiros portugueses muito qualificados que não conseguiam exercer a sua profissão no Brasil. Qual era a razão? O reconhecimento do seu título académico. (...) O título académico está reconhecido, com regras. Não há razão para que os títulos não sejam reconhecidos e a possibilidade de exercício profissional não seja reconhecida".

O que não foi dito por Paulo Portas, nem está a ser referido nas notícias, é o lugar que a Confea e a Ordem dos Engenheiros ocupam neste acordo. Se estas organizações estiverem de fora deste acordo entre Portugal e o Brasil, então todo este burburinho que hoje se gerou pode significar pouco mais que nada.
Se já houve acordos assinados que não foram respeitados, será assim tão decisivo este acordo para reconhecimento dos cursos de engenharia e arquitectura portugueses no Brasil? E o reconhecimento profissional, onde é que fica no meio disto tudo?

Deixe-nos a sua opinião sobre este assunto.

Ler o resto do artigo >>

segunda-feira, 10 de junho de 2013

OLI dá desconto de 20% na compra de resguardos de duche “Clear”

Até 31 de Dezembro, a OLI levará a cabo uma campanha de desconto de 20% na compra de resguardos de duche da colecção “Clear” nas medidas ‘standard’. O seu design minimalista permite uma adaptação a todos os ambientes e espaços de banho.

Esta solução em perfil de alumínio e vidro temperado de 6mm destaca-se pela segurança e conforto conferidos pelos perfis, rolamentos e o suave deslize das portas. Os resguardos de duche “Clear” estão disponíveis em quatro versões: frontal, angular rectangular, angular quadrada e semicircular.

Com esta iniciativa, a OLI pretende criar uma oportunidade para redecorar, remodelar ou renovar um espaço tão importante da casa, com uma solução que tornará os banhos mais relaxados e seguros.

Ler o resto do artigo >>

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cobertura da Umbelino aumenta a rentabilidade agropecuária

A Umbelino Monteiro apresentará uma solução integral de cobertura inovadora, denominada por “Agrotherm”, que aumenta a rentabilidade da produção agropecuária na Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, entre 8 e 16 de Junho, em Santarém.

A nova solução permite melhorar as performances térmica, na medida em que mantém a temperatura interior entre o 18º e 24º, e acústica das instalações. É constituída por uma placa de fibrocimento 100% isenta de amianto, com um isolante de poliuretano injectado em molde (40 kg/m3) e acabamento interior em poliéster reforçado com fibra de vidro. É isolante, inoxidável, lavável e pode ser aplicada em instalações agropecuárias novas ou reabilitadas, sendo indicada para a criação de suínos, bovinos, cavalos, caprinos e aves de capoeira.

Salvador Serra da Albesa Ramadera - uma das maiores produtoras de gado da Europa -, considera que esta cobertura “é um marco na agricultura ao demonstrar que o cumprimento das exigências de saúde e de segurança com vista ao bem-estar animal e do respeito do meio-ambiente resulta numa agricultura mais rentável”.

Estudos no âmbito da saúde animal referem que as condições das instalações agropecuárias influenciam positivamente o metabolismo dos animais. No caso dos suínos, os leitões nascem com mais peso, a carne é de melhor qualidade, há uma diminuição da mortalidade e uma menor perda de proteínas. Sublinha-se também que o correto metabolismo dos animais influencia a sua alimentação, havendo um menor consumo por animal, uma diminuição do ciclo de engorda e a redução de patologias.

De destacar que a Umbelino Monteiro na Feira Nacional de Agricultura estará presente no Pátio das Éguas, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, e irá assegurar a cobertura das curraletas com a “Agrotherm” numa área de cerca de 650m2.

Ler o resto do artigo >>

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Armazéns para Plataforma Logística de Leixões vão ser construídos pela Domingos da Silva Teixeira

A construção de dois armazéns nos lotes 10 e 11 do Pólo 2 da Plataforma Logística de Leixões, um investimento superior a 8 milhões de euros, destinado ao armazenamento de produtos alimentares não perecíveis, detergentes e produtos de higiene pessoal, está a cargo do grupo dst (Domingos da Silva Teixeira). Trata-se de uma obra fundamental para o projecto de expansão da plataforma logística de apoio ao Porto de Leixões, uma das maiores portas de entrada e saída de mercadorias em Portugal. A primeira pedra deste empreendimento já foi lançada, prevendo-se que a construção esteja concluída durante o primeiro semestre de 2014.

A obra sob alçada do grupo dst estende-se por uma área de 24.109 metros quadrados e compreende a construção de dois pavilhões, com 10 mil metros quadrados cada, e um edifício de apoio com dois pisos, com 2.600 metros quadrados. O projecto prevê ainda a instalação nestes armazéns de 34 cais para cargas e descargas de camiões. O grupo dst executará todos os trabalhos de terraplenagem, fabrico e montagem de estruturas, construção civil, acessos e arranjos exteriores, bem como será responsável por todas as especialidades de hidráulica, electricidade, telecomunicações, segurança e energias renováveis, envolvendo sinergicamente as suas diversas empresas.

A execução desta obra contará assim com a participação da dst, s.a. (engenharia e construção civil), da dte (empreitadas eléctricas), da bysteel (estruturas metálicas e revestimentos), da tgeotecnia (estudos geológico-geotécnicos), da tbetão (produção e comercialização de betão), da steelgreen (estruturas de betão armado), da tmodular (carpintaria) e da dst solar (instalação de sistemas fotovoltaicos).
O alargamento da Plataforma Logística de Leixões é uma obra fundamental para alavancar o potencial endógeno do porto nortenho, estendendo o seu raio de influência às regiões fronteiriças espanholas, designadamente a Galiza e Castela e Leão. A participação do grupo dst neste projecto de relevância vem assim reforçar a posição de referência que a empresa ocupa no sector da construção em Portugal, onde a inovação constante e a qualidade dos serviços prestados a colocam como um dos principais players do mercado.

Para José Teixeira, presidente do grupo dst, o envolvimento da empresa numa obra como a da Plataforma Logística de Leixões “é demonstrativo da confiança que os nossos clientes depositam no trabalho que há décadas temos vindo a efectuar na montagem de negócios “chave-na-mão, com autonomia e capacidade de resposta in house”, frisando ainda tratar-se de um empreendimento “vital para a desejada recuperação económica do país. É, por isso, um motivo de grande orgulho para o grupo dst estar envolvido neste projecto, pois se é bom para Portugal, é bom para nós”.

Ler o resto do artigo >>

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sotecnisol leva eficiência energética à 50º Feira Nacional de Agricultura

A Sotecnisol, grupo português que opera nos sectores da construção, ambiente e energia, vai marcar presença na 50º Feira Nacional de Agricultura que decorre entre 8 e 16 de Junho no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) em Santarém.

O Espaço Sotecnisol na Feira de Santarém, com 100 metros quadrados, será dedicado à temática da poupança através das soluções de eficiência energética que a empresa disponibiliza para o sector agrícola, concretamente:

Área de energia:
- Alimentação de sistemas de Pivots de Rega através de painéis fotovoltaicos;
- Sistema de fornecimento de energia para rega, independente ou ligado à rede eléctrica nacional que permite poupanças de energia significativas.

Área de Ambiente:
A Sotecnisol Ambiente possui uma larga experiência na construção de soluções para o sector agrícola com mais de 1.000 infraestruturas deste tipo realizadas:
- Lagoas para captação, rega, armazenamento e distribuição de água;
- Lagoas para tratamento de efluentes de explorações agropecuárias (Suiniculturas/Lagares/ Indústria);

Área de Engenharia:
- Impermeabilização dos canais de rega;

A falta de impermeabilização dos canais de rega pode resultar em perdas de até 80% do volume de água transportada. A correta impermeabilização destes canais permite- reduzir as perdas de água nos canais de rega, aumentar a capacidade de armazenamento e custos de operação e manutenção reduzidos.

Para além do projecto técnico e fornecimento de todos os materiais necessários à intervenção, a Sotecnisol disponibiliza também a preparação de candidaturas junto dos sistemas de incentivos existentes.

Ler o resto do artigo >>

Oportunidades de negócio no Iraque para empresas portuguesas

O sector da construção portuguesa tem nova oportunidade de aposta no mercado internacional com o mega-plano de investimento que será lançado no Iraque até 2014. Ao todo este plano de investimento contempla 38 mil milhões de euros para os sectores da construção e da energia.

Segundo Ahmed S. Lafi, da Embaixada da República do Iraque, o seu país quer "contar com as competências, a especialização e o conhecimento dos empresários portugueses na reconstrução do país, através do programa de investimento ambicioso que tem em curso, dotado de 50 mil milhões de dólares americanos e destinado a todos os sectores de actividade". Esta declaração foi feita no workshop organizado pela AIP que tinha como tema "Iraque: Mercado de Oportunidades de Negócio".

Ahmed S. Lafi disse ainda que "o Iraque está a reconstruir-se e a progredir; estamos felizes por dizer que o nível do investimento estrangeiro no nosso país tem vindo a aumentar. Muitos países europeus encontraram oportunidades de investimento no Iraque e Portugal não é excepção. Infelizmente, até ao momento, a balança comercial entre os nossos países ainda não excedeu um milhão de dólares americanos, mas gostaríamos de alterar esta situação e de contar com as vossas competências, com a vossa especialização e conhecimento para alcançar este objectivo".

Ler o resto do artigo >>

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Arquitectos portugueses são finalistas dos FAD

São seis as obras de arquitectos portugueses finalistas dos prémios FAD de Arquitectura e Interiores, atribuído há 54 anos. Os seleccionados saíram de um grupo de 401 candidaturas aos prémios. Estes são os prémios mais importantes da arquitectura ibérica, e os vencedores serão conhecidos em 11 de Julho, em Barcelona.

Na categoria de Arquitectura os portugueses nomeados foram: Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga, de Pedro Domingos ("um projecto que torna memorável a experiência de habitar a partir da perspectiva de uma criança"), o Teatro Thalia, de Gonçalo Byrne, Patrícia Barbas e Diogo Lopes em Lisboa ("o poder do vazio, de um edifício que foi despido de todo o artifício e que recupera os valores abstractos do espaço"), a remodelação do edifício sede do Banco de Portugal, de Byrne e João Pedro Falcão de Campos, também em Lisboa ("uma compreensão do edifício e do seu simbolismo programático e histórico"). Nesta categoria há ainda nove projectos espanhóis nomeados.

Na categoria de Intervenções Efémeras os projectos portugueses nomeados são: Montanha Agricultural, em Veiga de Creixomil, de Nuno Cruz, Bruno Gomes e António Lopes, e a instalação Ledscape, de LIKEarchitects, apresentada no Centro Cultural de Belém. Os portugueses terão a concorrência de outros três projectos espanhóis nesta categoria.

Na categoria de Interiores há apenas um projecto português nomeado, o Centro Interpretativo do Mosteiro da Batalha, de Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos. Também nesta categoria há três projectos espanhóis nos nomeados.

A categoria Cidade e Paisagem é a única categoria que não conta com projectos portugueses entre os nomeados.

Ler o resto do artigo >>

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO